Sunday, October 17, 2010

Bolo de Maçã, mais blogues e uma entrevista


Acho que cada um tem mais ou menos uma receita própria de bolo de maçã, e na verdade existem inúmeras maneiras de fazer um excelente bolo de maçã. A receita que normalmente costumo fazer é inspirada no livro que já vos falei aqui "Mary Berry's Ultimate Cake Book". A maçã é ralada, e colocada entre a massa, tipo recheio, e vai tudo junto ao forno. O resultado é maravilhoso: quando levamos uma garfada à boca, sentimos perfeitamente a textura macia e sumarenta da maçã e a parte fofa do bolo, e como a maçã está ralada, toda a mistura desfaz-se igualmente pela boca. A receita original também leva nozes e passas. Eu omito sempre as passas. Já as nozes, acho que adicionam um pouco de aventura na garfada perfeita!

Mas este post não é só sobre bolo de maçã. Já conhecem o blogue Little upside-down cake?
Uma verdadeira inspiração doce criada pela Sanda, uma apaixonada pela cozinha, em particular por bolos, bolinhos, doces e biscoitos! E a blogosfera tem destas coisa, une pessoas que têm interesses comuns. Começamos por nos "conhecer" pelo FB, mais tarde combinamos um almoço e hoje partilho convosco a minha pequena 'contribuição' para o blogue dela
:

http://sandapagaimo.blogspot.com/2010/10/diana-and-in-mood-for-food.html

Obrigada Sanda!

And last but not least, actualizei a minha lista de inspirações diárias. No meu Google Reader sigo imensos blogues e já há algum tempo que tenho mais umas inspirações para partilhar. Espero que gostem também!



Bolo de Maçã

3 a 4 maçãs descascadas e raladas
250g de farinha
250g de manteiga
200 g de açúcar
3 ovos
80g de nozes picadas + 20g para polvilhar
2 c. chá de fermento
1 c. chá de canela em pó

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte uma forma de mola com um pouco de manteiga e polvilhe com farinha. Numa tigela misture a farinha, o fermento, o açúcar, a manteiga, os ovos*, as nozes e a canela e bata tudo durante 2 minutos. Deite metade da mistura na forma e espalhe bem, de modo a que a superfície fique uniforme. Distribua a maçã ralada sobre a massa e deite por cima a restante massa. Polvilhe com um pouco de açúcar e as restantes nozes. Leve ao forno durante 30 a 40 minutos. Retire do forno e deixe arrefecer um pouco antes de desenformar. Se preferir, polvilhe com um pouco de açúcar em pó antes de servir.

* ver comentários

Pin It Now!

16 comments:

  1. Obrigada Diana!!!A minha tia costumava fazer um bolo de maça igual a este,foi uma grande surpresa ver as tuas fotos e receita :-)Lindo!!!

    ReplyDelete
  2. Graziosa questa ricetta di torta con mele, sono d'accordo penso che grattugiata dentro la mela lasci la torta morbida e umida al punto giusto, grazie ciao

    ReplyDelete
  3. Olá!
    fazia já um tempo que aqui não vinha mas hoje ao chegar a casa não vou perder tempo e fazer este bolo de maçã que realmente parece maravilhoso. Obrigada pela partilha!

    ps. o açucar é mascavado? e a manteiga é sem sal? (descupe, Diana, sou mesmo uma leiga...)

    ReplyDelete
  4. olá Sofia! Ontem já não vim a tempo, mas a manteiga é normal, com sal (quando for sem sal eu aviso na receita) e o açúcar é o que quiser, sendo que eu usei o amarelo mas também pode usar outro ou uma mistura!

    ReplyDelete
  5. e bate-se tudo com os ovos também, ou estes são à parte? (na descrição não incluiu os ovos)...
    OK, é hoje que vou fazer ;-)
    Obrigada, Diana!

    ReplyDelete
  6. sim, Sofia, os ovos tb! Eu é que me esqueci de por na descrição... :) e já agora, a canela tb pode ser colocada só por cima da maçã se preferir, em vez de por na massa. Eu vario entre as duas opções!

    ReplyDelete
  7. fez num sucesso, Diana, mais uma vez. Hoje, já só há um bocadinho, foi o que sobrou... Comeu-se quase todo à sobremesa, ainda morninho. Adorei.
    Obrigada!

    ReplyDelete
  8. Olá Diana,
    O bolo deve ser delicioso, vou experimentar já hoje! Um beijinho

    ReplyDelete
  9. Pela descrição, não posso demorar muito tempo a experimentar este bolo! Soa delicioso. Obrigada pela receita e pela sugestão do blog da Sanda, que não conhecia mas vou começar a espreitar! É verdade, há uns tempos experimentei os ramekins de chocolate (no meu caso sem avelãs). Não ficaram com aquele aspecto divinal dos seus, mas resultaram muito bem :-)
    Teresa (Lume Brando)

    ReplyDelete
  10. Para mim as receitas de bolo de maçã (como as de tarte de maçã) nunca são demais!... E são sempre o pretexto ideal para fazer mais um docinho!...
    Já anotei. Ficou lindo. Parece que pede para ser comido?!?!...
    Também gostei de conhecer o blog da Sanda...
    Babette

    ReplyDelete
  11. Boa tarde,

    Fiz o seu bolo, adorei...mas fiquei com a sensação que fica a saber muito a manteiga...eu coloquei margarina vegetal, devia ser manteiga, manteiga????

    Obrigado

    ReplyDelete
  12. Olá :) eu gosto mais do sabor da manteiga e costumo usar manteiga mimosa ou do pingo doce sempre que faço bolos, mas se preferir pode usar margarina vegetal, não há problema nenhum!

    ReplyDelete
  13. Olá Diana! Que aspecto maravilhoso! Tenho uma dúvida, quando li a receita no livro da Mary Berry, estava indicado que o tempo de cozedura era 1h15 a 1h30. Aqui está muito menos tempo. Reduziu porque percebeu que nessa altura o bolo já estava cozido? Ou tentou a 1h15 e percebeu que o bolo tinha ficado seco? Origada!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Helena! Percebi que o bolo já estava cozido; todos os bolos que fiz deste livro demoram muito menos tempo no forno do que esta indicado, não percebi bem porque mas as diferenças de tempo dão bastante grades; o ideal é sempre testar com um palito no centro do bolo para ver se esta cozido :)

      Delete
    2. Obrigada Diana! :) É o próximo na lista! Obrigada por partilhar :)

      Delete