Sunday, October 10, 2010

Bruschetta de shiitake e sálvia


Sou só eu que acho, ou o tempo parece que está a voar? A chuva já cá está outra vez e o frio não tarda. Ultimamente tenho passado muito tempo pelo Príncipe Real. Estou fã do Orpheu e vou lá tomar o pequeno-almoço ou lanchar sempre que posso. Depois aproveito para ir ao mercado biológico ou apenas sentar-me num banco de jardim e ler um pouco.

Este sábado não foi excepção. Depois de um grande sumo de laranja, um café com leite de soja e de um estudo intensivo da Vogue para me por ao corrente da moda Outono/Inverno 2010, parei numa das banquinhas do mercado do Príncipe Real e comprei uns cogumelos shiitake e um molho de sálvia fresca para fazer esta bruschetta.


Bruschetta de shiitake e sálvia

1 fatia de pão tipo Alentejano
250 gr de cogumelos shiitake
5 ou 6 folhas de sálvia fresca picada
1 a 2 c. sopa de azeite
1 c.chá de manteiga
Sal e pimenta

Coloque uma frigideira ao lume e deixe aquecer bem. Com a ajuda de um pincel ou escova de vegetais, limpe os cogumelos. Corte grosseiramente os maiores e envolva todos num pouco de azeite. Deite os cogumelos na frigideira e deixe saltear durante 2 ou 3 minutos. Junte a sálvia e cozinhe por mais 1 minuto. Fora do lume, junte a manteiga e tempere com sal e pimenta a gosto. Retire os cogumelos da frigideira e reserve. Volte a por a frigideira ao lume. Deite mais um pouco de azeite sobre a fatia de pão e toste-o na frigideira (assim o pão absorve todo o sabor dos cogumelos e da sálvia). Assim que o pão estiver tostado, retire do lume e disponha os cogumelos por cima. Sirva de imediato.


Dica Naturopatia by Maria

A Salvia (Salvia Officinalis)é um potente bactericida, utilizada frequentemente em farintites, larigintes, anginas e gripes. Possui uma acção anti-séptica e cicatrizante.

Pin It Now!

3 comments:

  1. Hmmm que delicia.. adoro a tua receita, parabéns!

    ReplyDelete
  2. Gosto muito de seu blog pelas fotos, pelas receitas, pelo clima. Por vezes lamento serem poucos os posts... Mas fiquei pensando que há um outro blog não listado por você, mas que talvez você considere simpático pela similaridade da proposta, especialmente o cuidados com as fotos... é www.mytartellete.com.
    BOM PROVEITO e poste mais!
    :)

    ReplyDelete