Tuesday, August 24, 2010

Salada de chalotas e queijo de cabra

Vocês sabiam que os orégãos fazem bem quando estamos constipados? Ao contrário da aveia que, tal como os lacticínios em geral, aumentam a mucosidade? São estes e outros factos interessantes que aprendo com a minha amiga MJ quando ela está por Lisboa. Ela acabou o curso de naturopatia em Madrid acerca de um ano e gosta particularmente de ajudar as pessoas através de uma correcta alimentação. Por vezes isso inclui não comer coisas que no geral fazem bem mas que de acordo com os problemas que temos não são aconselháveis. A partir de hoje vou partilhar convosco algumas dicas dela e para mais informação deixo-vos o site: http://naturopatiabymaria.wordpress.com/

A receita de hoje é do Jamie Oliver, para variar um pouco à Donna Hay… É muito, muito simples. Acabei por alterar um pouco para adaptá-la aos ingredientes que tinha em casa – usei rúcola em vez de espinafres encarnados e Feta em vez de queijo de cabra “convencional”. Juntei umas nozes e temperei com vinagrete de mel (vejam a receita aqui).

Ora, a MJ, também não é muito fã de carne e está sempre a falar de como as leguminosas são óptimas fontes de proteína vegetal e que quando combinadas com determinados cereais fazem uma proteína quase tão boa como a encontrada nos ovos. Assim sendo, servi esta salada juntamente com mais duas: uma de lentilhas e cebola roxa (vejam a receita aqui) e outra de grão e iogurte. E, à última da hora ainda preparei uma tacinha com ricotta temperado com azeite e folhas de manjericão!



Salada de chalotas e queijo de cabra

4 ou 5 chalotas, cortadas ao meio mas com casca
2 ou 3 dentes de alho
Raminhos de tomilho
Azeite e sal
Rúcola ou espinafres
Queijo de cabra aos pedaços
Nozes
Vinagrette de mel

Pré-aqueça o forno a 200ºC. Numa tigela tempere as chalotas e os alhos com azeite, sal e tomilho e disponha tudo num tabuleiro. Leve ao forno durante 20 minutos ou até as chalotas estarem tostadas. Deixe arrefecer. Num prato grande junte a rúcola, o quejio de cabra esfarelado, umas nozes picadas, as chalotas e os alhos (entretanto eu tirei as cascas). Tempere tudo com o vinagrete de mel e sirva.

Pin It Now!

3 comments:

  1. Compro! ;)

    bjs! cat

    ReplyDelete
  2. Querida Di, obrigada pela divulgação :)

    Aproveito para dizer aos leitores do blog que tive o prazer de provar todas estas maravilhas e estava tudo delicioso. Ah! E também provei o "Lemony flat peach cake" que estava divinal, o sabor do limão fica mesmo muito bem na receita. Adorei!

    Beijinhos já com saudades...

    ReplyDelete
  3. O que eu perdi!!!Mas o tiramisú estava óptimoooooo!!Beijinhos :*

    ReplyDelete