Tuesday, October 27, 2009

Bolinhos de limão e sementes de papoila


Depois do gelado de baunilha, pus-me a caminho do Convento dos Cardaes onde me esperava a tarefa de ajudar a fazer 2000 scones. Sim, 2000 scones. À semelhança do evento do jantar de verão, nos próximos dias 20, 21 e 22 de Novembro, decorre no Convento dos Cardaes o Bazar e Chá de natal, onde, entre outras coisas, se vendem as compotas e chutneys produzidas no convento e serve-se o tradicional "chá das 5", acompanhado de scones e bolos, também estes confeccionados no convento.


E por falar e chazinho, scones e bolos, têm que experimentar esta receita. Foi acerca de um ano que comi estes bolinhos pela primeira vez em casa da Ghibli. Tanto eu como ela ficámos muito admiradas com o resultado final: uma óptima textura, muito saborosa. Na receita original, do site La Tartine Gourmande, eles são de lemongrass, baunilha e groselhas, mas eu acabei por alterar um pouco e fazer de limão e sementes de papoila. Acho que a base da massa é tão versátil que pode "aguentar" outros sabores, como laranja, mirtilhos, canela, frutos secos. Caso experimentem, digam-me como ficaram!


(6) Bolinhos de limão e sementes de papoila (receita adaptada do site La Tartine Gourmande)

110g de manteiga
80g de açúcar em pó
80g de farinha de amêndoa
60g chávena de farinha de arroz integral
1/2 c.chá de fermento
Uma pitada de sal
3 claras batidas até terem aspecto de espuma (digamos que esta adaptação veio do facto de me terem sobrado estas claras do gelado de baunilha…)
1 c.sobremesa de sementes de papoila
Raspa de um limão médio


Pré-aqueça o forno a 180ºC e unte 6 formas de queques com manteiga.
Derreta a manteiga no microondas ou ao lume e reserve. Numa tigela, junte a farinha, a amêndoa, o açúcar e o fermento e mexa. Junte a raspa do limão. Faça um buraco no centro e deite as claras, mexendo de seguida. Adicione a manteiga derretida e mexa também. Por fim adicione as sementes de papoila e mexa novamente. Deite dentro das formas untadas e leve ao forno por 25 minutos.

Pin It Now!

10 comments:

  1. que bela memória! :)

    está muito gira a foto!

    ReplyDelete
  2. é engraçado como esta memória está mesmo vívida na minha cabeça: as amendoas trituradas para a farinha, o semi bater das claras, o deitar a mistura nas forminhas, lembro-me de tudo, como se tivesse sido na
    2ª feira passada :)

    ReplyDelete
  3. Humm que giro um Bazar e Chá de Natal. Vou apontar na agenda para ir :)

    ReplyDelete
  4. Ah! E os bolinhos têm optimo aspecto (como sempre). Eu adoro pão com sementes de papoila, agora fiquei com vontade de experimentar nos bolinhos.

    ReplyDelete
  5. Experimenta, vais gostar muito!

    ReplyDelete
  6. é estranho, não é?! mas é mesmo assim, só levemente batidas, com a aparência de espuma, nem é preciso batedeira nem nada, umas voltas com as varas de arames e já está!

    ReplyDelete
  7. Finalmente experimentei a receita...Já andava a sonhar com eles há uns meses...Estão óptimos, mas devo confessar que "dropinei" um bocado a receita pois, para variar, não leio as receitas antes de ir ao supermercado! Não havia açucar em pó, farinha de arroz ou de amendoa, pelo que: Açucar em pó=Açucar normal; Farinha de arroz=farinha de trigo; e Farinha de amêndoa= Miolo de amêndoa laminado e esmagado no almofariz!!;) Resultou!

    ReplyDelete
  8. e assim como quem não quer a coisa, inventaste uma receita nova ;)

    ReplyDelete