Depois do gelado de baunilha, pus-me a caminho do Convento dos Cardaes onde me esperava a tarefa de ajudar a fazer 2000 scones. Sim, 2000 scones. À semelhança do evento do jantar de verão, nos próximos dias 20, 21 e 22 de Novembro, decorre no Convento dos Cardaes o Bazar e Chá de natal, onde, entre outras coisas, se vendem as compotas e chutneys produzidas no convento e serve-se o tradicional "chá das 5", acompanhado de scones e bolos, também estes confeccionados no convento.
E por falar e chazinho, scones e bolos, têm que experimentar esta receita. Foi acerca de um ano que comi estes bolinhos pela primeira vez em casa da Ghibli. Tanto eu como ela ficámos muito admiradas com o resultado final: uma óptima textura, muito saborosa. Na receita original, do site La Tartine Gourmande, eles são de lemongrass, baunilha e groselhas, mas eu acabei por alterar um pouco e fazer de limão e sementes de papoila. Acho que a base da massa é tão versátil que pode "aguentar" outros sabores, como laranja, mirtilhos, canela, frutos secos. Caso experimentem, digam-me como ficaram!
(6) Bolinhos de limão e sementes de papoila (receita adaptada do site La Tartine Gourmande)
110g de manteiga
80g de açúcar em pó
80g de farinha de amêndoa
60g chávena de farinha de arroz integral
1/2 c.chá de fermento
Uma pitada de sal
3 claras batidas até terem aspecto de espuma (digamos que esta adaptação veio do facto de me terem sobrado estas claras do gelado de baunilha…)
1 c.sobremesa de sementes de papoila
Raspa de um limão médio
Pré-aqueça o forno a 180ºC e unte 6 formas de queques com manteiga.
Derreta a manteiga no microondas ou ao lume e reserve. Numa tigela, junte a farinha, a amêndoa, o açúcar e o fermento e mexa. Junte a raspa do limão. Faça um buraco no centro e deite as claras, mexendo de seguida. Adicione a manteiga derretida e mexa também. Por fim adicione as sementes de papoila e mexa novamente. Deite dentro das formas untadas e leve ao forno por 25 minutos.
Pin It Now!
que bela memória! :)
ReplyDeleteestá muito gira a foto!
é engraçado como esta memória está mesmo vívida na minha cabeça: as amendoas trituradas para a farinha, o semi bater das claras, o deitar a mistura nas forminhas, lembro-me de tudo, como se tivesse sido na
ReplyDelete2ª feira passada :)
Humm que giro um Bazar e Chá de Natal. Vou apontar na agenda para ir :)
ReplyDeleteAh! E os bolinhos têm optimo aspecto (como sempre). Eu adoro pão com sementes de papoila, agora fiquei com vontade de experimentar nos bolinhos.
ReplyDeleteExperimenta, vais gostar muito!
ReplyDeleteas claras sem bater??
ReplyDeleteé estranho, não é?! mas é mesmo assim, só levemente batidas, com a aparência de espuma, nem é preciso batedeira nem nada, umas voltas com as varas de arames e já está!
ReplyDeletethanks ;)
ReplyDeleteFinalmente experimentei a receita...Já andava a sonhar com eles há uns meses...Estão óptimos, mas devo confessar que "dropinei" um bocado a receita pois, para variar, não leio as receitas antes de ir ao supermercado! Não havia açucar em pó, farinha de arroz ou de amendoa, pelo que: Açucar em pó=Açucar normal; Farinha de arroz=farinha de trigo; e Farinha de amêndoa= Miolo de amêndoa laminado e esmagado no almofariz!!;) Resultou!
ReplyDeletee assim como quem não quer a coisa, inventaste uma receita nova ;)
ReplyDelete