Tuesday, June 05, 2012

Um petit four bem simples de fazer


É impossível não gostar de saborear um miminho doce no final de qualquer refeição. Eu adoro os restaurantes ou cafés que incluem no café um pequeno biscoito para acompanhar (os que oferecem um chocolate não acho tanta piada, é mais a "despachar").

A minha mãe é perita neste tipo de mimos no final dos jantares que costuma dar aos amigos e até tem um tabuleiro exclusivo para esta função, muito giro azul turquesa, que por acaso até fui eu que escolhi :), onde serve os petit fours mais variados. A preferência dela normalmente recai nuns queijinhos de ovos da pastelaria Versailles, juntamente com uns brigadeiros. Digamos que ela, tendo imenso jeito, e dando imensa atenção aos detalhes, não tem muita paciência para cozinhar doces. Mas para quem tem tempo e gosto em fazer biscoitos esta receita é perfeita.


Estes almond crescents levam três ingredientes básicos: amendoa (farinha de amendoa ou amendoa moída), açúcar e claras de ovo. Não levam gordura e não são muito doces, ao contrário do que pode parecer.

Na receita original, eles são cobertos com uma camada de amendoa picada antes de irem ao forno, mas para simplificar a receita eu omiti essa parte - ficam óptimos na mesma!

Almond crescents

 
175g de amendoa moída (à venda no supermercado do El Corte Inglês)
150g de açúcar
2 ou 3 gotas de extracto de baunilha
2 claras de ovos ligeiramente batidas
2 c.sopa de leite + 1 c.sopa de açúcar para pincelar no final
 
Pré-aqueça o forno a 190ºC e forre um tabuleiro com papel vegetal. Numa tigela junte a amendoa com o açúcar. Adicione a baunilha e mexa bem. Junte cerca de dois terços das claras (o outro terço seria necessário para a cobertura de amendoas picadas, mas neste caso não se utiliza). Divida a massa em bolinhas do tamanho de nozes e enrole cada uma numa superfície polvilhada com um pouco de farinha, em forma de rolo, mais ou menos com 8cm de comprimento. Dobre cada rolinho em formato de um C, disponha no tabuleiro e leve ao forno por 10-15 minutos até estarem dourados. Retire-os do forno, pincele com a mistura de leite e açúcar e deixe arrefecer antes de servir.
 
 
Dica naturopatia by Maria

As amêndoas são benéficas a nível cardiovascular (para equilibrar níveis de colesterol e triglicerídos) sobretudo devido às gorduras monoinsaturadas e à fibra solúvel e insolúvel que contêm.
Com uma boa relação de cálcio/fósforo e rica em magnésio é um alimento indicado para todos aqueles que desejam fortalecer o sistema ósseo ou não possam consumir lácteos.
De todos os frutos secos, a amêndoa é a opção que considero mais saudável (sempre e quando a consumamos ao natural, sem ser frita.)
Pin It Now!

5 comments:

  1. Tb adoro restaurantes que oferecem o miminho destes,fico logo fá :-)

    ReplyDelete
  2. Diana, estou a babar com o teu blog! ainda estou na fase de ler tudo para trás, mas é já este feriado que vou experimentar os scones de morango e aveia, não me saem da cabeça...Devíamos ter outro fim de semana para podermos provar todas estas maravilhas. E as fotografias são lindas!
    Parabéns!!
    Beijinhos

    ReplyDelete
  3. Os teus biscoitos tem uma specto magnífico!

    ReplyDelete
  4. Mas que bom aspecto!!! Tenho mesmo de experimentar

    ReplyDelete
  5. Obrigada meninas ;) !!!

    Filipa, fico muito contente que estejas a gostar!!! E espero que esse fim-de-semana esteja para breve!
    Um grande beijinho

    ReplyDelete