Sunday, October 30, 2011

Tarte de abóbora, batata e espinafres


Com o Halloween a chegar dá jeito ter uma receita com abóbora "à mão". Para esta receita, inspirei-me no maravilhoso strudel de vegetais que o Kaffeehaus serve, mas em vez de fazer strudel fiz em forma de tarte e usei massa folhada.

***

A minha amiga c. é a pessoa que conheço que mais vibra com este dia. Nós somos amigas desde os 10 anos, e por volta dos 16, no auge da nossa adolescência rebelde, ela decidiu dar uma festa memorável de Halloween.

 

A avó dela tinha uma casa, perto da Av. Estados Unidos da América, que era o local perfeito para a festa: uma casa decorada com cores escuras, candeeiros de tecto antigos, sofás de veludo e grandes e imponentes cortinados. Lembro-me que a c. passou horas e horas no computador a fazer enfeites de teias de aranha e outros bichos. E também me lembro de, na véspera, ir na minha scooter ao Mercado de Alvalade comprar a maior abóbora que havia para venda. Levei-a aos meus pés, na mota, até casa da avó dela e lá tiramos todo o interior e recortámos uns olhos e uma boca de ar maléfico.


Pegámos também num daquele cabides altos que têm uma base para por os sapatos e terminam nuns "ombros e um pescoço", cobrimo-lo com um lençol branco e pintámos a zona do pescoço com um marcador encarnado para fingir que era sangue de uma cabeça acabada de degolar (creeeeeepyyyy - heheheh!). A cabeça degolada era, claro está, a própria abóbora, que pusemos em cima de uma arca antiga ao lado do cabide, cheia de velas no interior.

 

Mas o pormenor mais sinistro, macabro e ao mesmo tempo genial de toda a decoração da festa era uma cabeça de uma boneca com cabelos muito louros e um - sim, só um - olho muito azul, que pendurámos com um elástico no tecto, à entrada da casa, e que dava as "boas-vindas" assim que abriamos a porta aos convidados -foi sem sombra de dúvida a melhor festa de Halloween de sempre!


Tarte de abóbora, batata e espinafes

1 base de massa folhada já feita para tartes
2 chávenas de abóbora cortada aos cubos de 2cm por 2cm
1 chávena de batata cortada da mesma maneira
1/2 chávena de espinafres já cozidos
Azeite, sal, pimenta e nóz moscada a gosto
1 raminho de tomilho
50gr de queijo feta


Pré-aqueça o forno a 200ºC. Comece por assar a abóbora com um fio de azeite, o ramo de tomilho e um pouco de sal. Coza as batatas em água também temperada com sal. Estenda a massa num tabuleiro e pique com um garfo por toda a superfície. Quando a abóbora e a batata estiverem cozinhadas, junte todos os vegetais num tabuleiro ou tacho, e ajuste os temperos. Deite os vegetais no centro da massa deixando cerca de 6 cm de bordas. Dobre as bordas da massa sobre os vegetais e esfarele o queijo feta por cima. Pincele a massa das bordas com azeite e leve ao forno por 30 minutos ou até a massa estar dourada e folhada. Sirva com molho de iogurte natural e cebolinho picado.


Pin It Now!

5 comments:

  1. Descobri hoje o teu blogue e estou Fã!! Não fosse eu uma food lover =P

    ReplyDelete
  2. Vou replicar esta receita, até porque adoro abóbora.
    As fotos estão fantásticas. Parabéns!

    ReplyDelete
  3. Uma receita perfeita, com fotos lindas e uma história deliciosa... Parabéns!
    Babette

    ReplyDelete
  4. Fanatastico.. ficou com umas cores lindas, parabéns pela receita e pelas imagens tb. um beijo da Marmita

    ReplyDelete
  5. Receita para experimentar.Adorei as fotos.

    ReplyDelete