Tuesday, October 18, 2011

5 dicas para quando fizerem um workshop de sushi em vossa casa


Confesso que há coisas que para mim dão tanto trabalho que sinceramente prefiro ir a um bom restaurante comê-las do que passar horas a fazê-las. Todas as minhas (poucas) tentativas de fazer sushi em casa até correram benzito, contudo já tinha deixado esta ideia de lado – dado, claro está, à trabalheira que dá e porque estou muito bem servida com o Origami - até que a minha amiga i. me falou da Yuko. Uns amigos dela tinham experimentado e adorado. Inscreveram-se para o workshop no espaço dela em Lisboa, só levaram umas garrafas de vinho e durante 3 ou 4 horas a Yuko ensinou o básico de como fazer sushi, desde cozer o arroz, arranjar o peixe, cortar os vegetais e enrolar o sushi. No final jantaram o que tinham preparado! O programa pareceu-nos óptimo e ficámos de combinar o mesmo.

Até aqui tudo bem não fosse o espaço da Yuko estar indisponível para a data que tínhamos marcado, o que fez com que tivéssemos que ir todos para Azeitão – o sítio mais perto de Lisboa, mais barato e com condições para albergar 9 aspirantes a sushiman. E é aqui que as coisas podem complicar. É que uma coisa é chegar prontinha ao sítio e ter já tudo preparado à espera de começar, outra coisa completamente diferente é levar o workshop até nossa casa!

Então aqui vai:

Dica n.º1: não afiem as vossas facas antes de começar o workshop pois só assim é que os vossos makis vão parecer autênticas obras de arte abstracta, peças únicas e inimitáveis!! :D

Dica n.º2: se puderem, tenham à mão dois tipos de facas, uma maior e uma mais pequena. A não ser que queiram um workshop mais desafiante, seja para uns, a cortar peixe com a faca de descascar batatas ou para outros, a cortar a casca do pepino com facas enormes!

Dica n.º3: Peçam pelo menos a um amigo que não goste de sushi para fazer a reportagem fotográfica. Nós tínhamos o n. a tirar as fotos e a c. a “tirar apontamentos mentais”. Mas não se esqueçam de preparar um petisco diferente como alternativa ao sushi :)

Dica n.º4: Verifiquem se têm muitas travessas ou pratos para servir. Nós fizemos imensos rolos, e alguns deles bem recheados (tipo, a alga e o arroz não envolviam o recheio…!). Dava à vontade para almoçarmos sushi no dia seguinte!

Dica n.º5: Assegurem-se que o dia seguinte é dia de empregada. Acho que não tenho que dizer porquê…!

 Bom, concluindo, além de bem divertido e de uma barrigada de sushi, já estamos todos mais do que aptos a arranjar um part-timezito num restaurante!

* muitos, muitos agradecimentos ao n. pelas óptimas fotos que tirou durante o workshop!!!

Pin It Now!

8 comments:

  1. Diana, o que é creme fraiche? Como se faz? Já se compra feito? Fui ao supermercado e não encontrei...Adorei a tarte e queria fazer!

    Responde please!Obrigada!
    Catarina

    ReplyDelete
  2. Olá Catarina! Não sei onde vives mas eu costumo encontrar crême fraîche no Pão de Açúcar das Amoreiras, no supermercado do El Corte Inglês e no Intermarchê de Azeitão. Caso não consigas em algum destes sítios, podes usar natas normais (com 30 a 40% de gordura) e bates ligeiramente antes de adicionar o sumo de limão.
    Beijinho

    Diana

    ReplyDelete
  3. Olá Diana! Eu fui ao corte inglês e não encontrei!! Está em que sector, sabes especificar?? Que marca costumas comprar?

    Obrigada Catarina

    ReplyDelete
  4. Eu acho que está perto dos iogurtes/queijos frescos/manteigas. Aconselho-te a perguntares a alguém de lá, acho que te ajudarão melhor a orientar! Qualquer marca dá, mas não compres nada com 0% de matéria gorda :)

    ReplyDelete
  5. Obrigada! Fui ao pão de açúcar e finalmente encontrei! Comprei da president!

    Obrigada e beijinhos :)

    Catarina

    ReplyDelete
  6. Bem aproveito para perguntar uma coisa, onde posso comprar óleo de amendoim e óleo de sésamo?

    Obrigada!
    Rita

    ReplyDelete
  7. olá diana,
    já tive a sorte de comer o maravilhoso sushi da yuko e adorei!
    beijinhos e bom fim-de-semana.

    ReplyDelete
  8. Catarina, ainda bem que já encontraste, espero que gostes da tarte!

    Rita, acho que consegues encontrar óleo de sésamo num dos 3 supermercados que já referi, na secção que tem vários produtos do mundo inteiro, tipo produtos mexicanos, chineses, indianos, japoneses, etc. Oléo de amendoim não sei especificar tão bem, mas de certeza que encontras tb nestes supermercados. Beijinhos

    mi, não estou esquecida do nosso almoço, é só terminares o curso ;) beijinhos

    ReplyDelete