Monday, August 09, 2010

Água fresca de pêssego e baunilha

Espero que tenham estado a aproveitar estes dias de verão. Para mim, e por enquanto, tem sido só aos fins-de-semana: muita praia, ameijoas e cocktails ao pôr do sol - estas são as três principais razões pelas quais não tenho actualizado o blog...!


E que receita melhor para compensar esta ausência do que uma água fresca, aromática e suave, perfeita para um dia como o de hoje. Devo dizer que é daquelas receitas que vale todo o esforço e tudo o que suja. Até experimentarem, provavelmente pensarão "para quê tanto esforço quando se pode beber um sumo natural". Mas não é a mesma coisa.

Começa-se com fruta fresca, neste caso pêssegos. Lavam-se bem, cortam-se aos pedaços e trituram-se alguns pedaços de cada vez num food processor juntamente com alguma água - mais ou menos dois pêssegos de cada vez com 3/4 de copo de água. Vai se reservando esta polpa numa tigela e quando todos os pêssegos estiverem triturados, pega-se num pano fino e passa-se a polpa através do pano - é o que demora mais tempo e o que suja mais, é preciso paciência, muita. Depois junta-se muita água, bem fresca, e adoça-se, a gosto, com um xarope leve de açúcar (1 medida de açúcar diluida numa de água)e uma gotas de extracto* de baunilha. Serve-se com muito, muito gelo! Mais sabores aqui.

* Ao longo das receitas que tenho escrito no blog, tenho sempre referido essência de baunilha quando na realidade o que quero dizer é extracto de baunilha. Extracto de baunilha é o que uso sempre e devem sempre preferir extracto a essência pois é mais natural. Tenham só em atenção que extracto de baunilha leva álcool.

Pin It Now!

3 comments:

  1. Também sou "viciada" nas águas de frutas. Ontem fiz de abacaxi perfumada com hortelã. Quando chega à parte de transferir a polpa com a água, não uso um pano, mas sim um passador de rede apertada. Costuma resultar e é muito mais rápido.

    ReplyDelete
  2. Olá, onde é que posso encontrar essência de baunilha natural? e biológica? Só encontro uns frasquinhos da Vahiné mas é artificial... Adorei esta receita, super refrescante!

    ReplyDelete
  3. Olá Dorita! Eu peço a amigos que me tragam baunilha dos supermercados wholefoods. Mas podes tentar a biocoop.

    ReplyDelete