Thursday, June 10, 2010

Mini férias nº1


Eu e o meu pai temos o hábito de passar todos os anos pelo menos umas mini férias juntos. Durante muitos anos eu só ia de férias para a neve com o meu pai, nem que fossemos só os dois num fim-de-semana comprido.

Desde há uns anos para cá, substituímos a neve por um fim-de-semana no Algarve, mais especificamente no barco dele. Mas deixem-me explicar que isto do barco é mais uma necessidade fisiológica do que outra coisa. Quem conhece bem o meu pai sabe que ele odeia, detesta, não suporta… areia. Aliás, há quem já me tenha contado que o meu pai chegou a ir de meias para a praia (inclusive tomar banho) só para não sentir a areia nos pés! Ora, perante ter que desistir da época balnear ou passear na praia numa linda figura, de calções de banho e meias, acho que ele sem dúvida tomou a decisão acertada ao comprar um barco. Os amigos dele também acham o mesmo!


O fim-de-semana foi maravilhoso: muitos banhos de sol e de mar, comidinhas saudáveis, sestas ao sabor das ondas, enfim, tudo o que precisava para recuperar dos dias de trabalho intenso que tinha tido na semana passada.

No sábado à noite fomos jantar ao restaurante do Chef Henrique Leis, onde me inspirei para esta salada
.


Salada de batata, salmão fumado e abacate

3 ou 4 batatas novas médias
100gr de salmão fumado
1 abacate médio
Maionese, mostarda, sumo de limão, sal e pimenta

Encha um tacho com água fria e coza as batatas com casca em lume brando. Retire do lume, deixe arrefecer e retire a pele. Corte as batatas e o abacate aos cubos. Junte o salmão também cortado aos pedacinhos. Junte maionese, mostarda, sumo de limão, sal e pimenta a gosto e misture bem. Sirva com umas folhas verdes temperadas com azeite e vinagre.
Pin It Now!

2 comments:

  1. Estou com tantas ciúmes…gostava de ter o meu pai perto. Parece me que tinha umas ferias óptimas!!!

    ReplyDelete
  2. Isso das meias é uma mistificação da tua avó. É verdade que não gosto de areia. Para além de incómoda, na praia, não serve rigorosamente para nada. Aliás só complica. Basta às vezes um "grão" de areia para emperrar uma qualquer coisa grandiosa.
    Mas nunca fui ao mar com meias calçadas, nem andei com a ditas na areia. O que acontecia é que mais chato ainda do que pisar areia, é sentir a areia entre o pé e qualquer tipo de calçado, particularmente os ténis. Nesse caso, admito, usava meias para ir à praia.
    Já tinha lido o post, mas ainda não tinha tido tempo de o comentar ;)
    Filha eu também não passo sem estar contigo, tenho pena de não ser mais tempo, mas quando é é para valer,
    Beijo

    ReplyDelete