Monday, June 21, 2010

Clafoutis de morangos e mirtilos


A última vez que tinha feito clafoutis foi há anos atrás. Fiz com a minha tia I. e seguimos a receita tradicional, com cerejas. Lembro-me que não era o meu tipo de sobremesa, nessa altura era mais gulosa e queria era coisas bem doces e mais consistentes. Depois de tanto ver a Bea da La Tartine Gourmande a fazer clafoutis de tudo e mais alguma coisa, e de outros blogs também o fazerem, achei que estava na altura de experimentar outra vez.


Só não estava à espera de experimentar para o jantar para o qual fui convidada no domingo passado. Principalmente porque tinha a “pressão” de levar a sobremesa que iria “provar” que eu até sei cozinhar! Dada esta tarefa, eu tinha mais era que fazer algo com o qual me sentia totalmente à vontade, tipo uma tarte. Mas os planos para a tarte não correram muito bem e quando, a poucas horas do jantar, reparei que não tinha farinha suficiente para a base nem vontade suficiente para ir de novo ao supermercado, decidi que ia arriscar fazer um clafoutis.

Depois de pesquisar algumas receitas, decidi seguir a que vem no livro Seasons da Donna Hay, fazendo apenas uns ajustes na fruta e na essência de baunilha. A receita é rápida de se fazer e acho que completou bem o belíssimo jantar que tivemos: gaspacho, panquecas de batata com salmão fumado e paelha.

E, além de ter feito novos amigos, ainda recebi um “empurrãzinho” para uma coisa que ando há imenso tempo para fazer: aprender a dançar o tango!


Clafoutis de morangos e mirtilos

4 ovos
1/3 chávena de açúcar
1 1/3 chávena de natas
1/2 c. chá de essência de baunilha
1/4 chávena de farinha sem fermento
150gr de mirtilos
500gr de morangos, sem pé e cortados ao meio
Açúcar em pó para polvilhar antes de servir

Pré-aqueça o forno a 160ºC. Numa tigela bata os ovos com o açúcar, as natas e a baunilha. Junte a farinha peneirada e mexa bem até estar toda incorporada. Num pirex untado com um pouco de manteiga, disponha os morangos e os mirtilos e deite a mistura de ovos por cima. Leve ao forno durante 1 h ou até estar firme e dourado. Polvilhe com açúcar em pó antes de servir.

Pin It Now!

11 comments:

  1. Estava delicioso!! Muito obrigado por tamanho prazer.
    Reitero a minha disponibilidade e da Rita (já que esta não tem tempo para vir à internet :)) para sermos cobaias.
    Ricardo

    ReplyDelete
  2. Pois é...O clafoutis está mais que aprovado! Leve, suave e fresco..tudo o que se quer para uma boa sobremesa de verão.
    É justo fazer uma troca... Tu deste-me a provar o clafoutis, e eu dou-te um "empurrãzinho" para vires exprimentar o tango...

    Bjs.

    ReplyDelete
  3. Justíssimo! Mal posso esperar pela minha aula ;)

    E vou sem dúvida explorar esta receita com outros sabores pois também gostei muito e nessa altura tenho a certeza que precisarei de cobaias!

    ReplyDelete
  4. OLá Diana,
    a receita parece-me deliciosa, não conhecia o clafoutis mas vou fazer já logo à noite. Qual é a sua origem? o nome parece francófono, será?! Lembrou-me um pouco o crumble inglês - a base de fruta, polvihada e que vai ao forno... Mas, no caso do clafoutis, serve-se frio ou morno? e bate-se a mistura com batedeira eléctrica ou basta "à mão". Sou uma leiga mesmo, não ligue...
    Obrigada por nos inspirar! Mal posso esperar pela sobremesa logo ao serão ;-)

    ReplyDelete
  5. clafoutis é mesmo uma sobremesa francesa e originalmente é feita com cerejas. Dá para servir quer mais para o frio, à temperatura ambiente ou morno e eu aconselho a bater com a batedeira (não durante muito tempo), para garantir que está mesmo tudo bem misturado, mas confesso que nesta receita bati à mão, com uma vara de arames! Espero q goste!

    ReplyDelete
  6. Pelo que tenho visto, quando a fruta é outra que não cerejas, chama-se flognarde.
    Mas seja qual o nome que lhe dermos, é uma sobremesa deliciosa!
    em vez das natas, uso leite e iogurte, o que a torna ainda mais leve.
    Adoro a versão com morangos!
    Beijinhos

    ReplyDelete
  7. Partilho a sua paixão pela comida e pelo ritual de comer. Parabéns pelo blog simples e bonito de regalar a vista e o palato. Pelo tango também há muito que a tenho. Acredito que vá amar pois é uma dança que só quem experimenta é que sabe a forte paixão que é.

    ReplyDelete
  8. Obrigada, Diana! E nem de propósito, este sábado, na Festa da Cereja no Mercado de Campo de Ourique, lá estava a receita de clafoutis com as cerejas ;-) Por aqui,experimentei com os morangos e os mirtilos, polvilhado com açucar e ainda canela. Delicioso! Apontei já tb a ideia da meloa com o creme de mascarpone e iogurte...

    ReplyDelete
  9. Olá,
    queria saber onde compra a essência de baunilha, e já agora o chocolate Callebaut.

    Obrigada, e parabens pelo blog, muito interessante.

    LA

    ReplyDelete
  10. Olá! Eu costumo "encomendar" a amigos que vão a NY ou a Londres. A que eu gosto de usar vende-se nos supermercados Whole Foods Market. O chocolate Callebaut costumava comprar na loja Denegro em Telheiras, que agora fica na rua de S. Bento, em Lisboa. Mas nunca mais lá fui comprar nada por isso não sei se eles ainda vendem. Espero ter ajudado!
    Bjs

    ReplyDelete