Sunday, April 28, 2013

Kinfolk Flower Potluck, Lisboa


Hoje vamos experimentar uma coisa diferente. Não há fotografias do potluck para vos mostrar, estão todas nas mãos dos grandes fotógrafos De Alma e Coração, e por isso vou vos descrever por palavras o final de dia mágico que aconteceu no passado sábado. 

Cheguei um pouquinho atrasada. Vinha de um almoço, também ele mágico, da minha querida amiga MJ. Entrei pelo grande portão de ferro da Quinta do Arneiro. Nunca lá tinha estado e fiquei imediatamente encantada com o sítio. Do lado direito, vê-se um conjunto de grandes armazéns antigos, pintados de branco, com janelas pequenas, pé-direito bem alto, a terminar numa estrutura de madeira que suporta a cobertura em telha. Do lado esquerdo, um relvado contorna a casa principal, pintada de rosa velho clarinho, com portas de madeira pitadas de verde-água. Nesse relvado já estavam sentadas várias pessoas que vinham participar no evento. Viam-se mantas e almofadas pelo relvado e já todos conversavam, com um copo de sangria numa mão e uns grissinos de alecrim na outra. 

Assim que ficámos todos reunidos e ouvimos a "maestra" Rita, que de concha da sopa na mão nos dizia para darmos as boas vindas ao vento, convidado este que nos ía acompanhar pelo resto dia, mas sem o termos convidado, levantámo-nos e fomos para o recanto das flores, que ficava no fundo do caminho que separa os armazéns da casa principal, e donde já se viam as estufas e pomares da Quinta. No recanto das flores estavam três mesas compridas de madeira, com tesouras de jardinagem e cordel e fitas de várias cores, tipos e feitios para apararmos e enlaçarmos os nossos arranjos florais. Perto das mesas estavam também uns vasos com todos os ramos de folhas e flores que as pessoas tinham trazido para o potluck e um grande carrinho de mão de madeira, onde no final colocámos os arranjos e que nos acompanhou para o sítio do jantar. 

Terminados os arranjos, prosseguimos pelo caminho que ladeava os pomares, onde estava posta a longa mesa de madeira para o nosso jantar. Sim, o jantar foi mesmo no meio do pomar! A mesa estava muito campestre: tinha vários arranjos de flores, jarros de água e vinho ao centro, caixas de madeira com pão, com talheres e guardanapos de pano, e os pratos, esses foram pintados à mão, disse-me a Sanda, e por baixo de cada um, estava a primorosamente desenhada e impressa ementa da noite. Mais ou menos alinhada com o meio da mesa, e ainda mais dentro do pomar, estava a cozinha, com um fogão a lenha antigo, onde o Chef Sebastião tostava fatias de pão de Mafra para barrar com patê de azeitona verde e preta, polvilhar com pequenas folhas de agrião ou sementes de girassol tostadas. Por cima do fogão estava também um grande tacho a fumegar com sopa de beterraba, que comemos com um fio de azeite, umas sementes de chia, rama de funcho e flores. A mesa era comprida sim, mas todos jantámos bem perto uns dos outros por causa do vento que fazia. O que nos valeu foram as mantas e a fogueira, que estava num dos topos da mesa e que além de aquecer, também criava um ambiente acolhedor. Depois da sopa, vieram travessas de salada de favas com queijo, laranja, rúcula e mais umas flores, que precederam fatias finas de lombo de porco preto com gomos de batatas assadas com alecrim - as melhores que comi nos últimos tempos. A refeição terminou com fatias de bolo de laranja e sementes de papoila decoradas com a primeira colheita de morangos da Quinta. 

A noite foi chegando e com ela o frio e mais vento, mas todos conversávamos, uns à mesa, outros à volta da fogueira, um grupinho amoroso de miúdas lindas brincava, corria e ria entre as pereiras. No final, cada um levou um dos arranjos de flores que estava no carro de madeira, juntamente com a lembrança de uma tarde florida e de uma refeição de sabores portugueses, autênticos, simples, que nos encheram a alma e o coração. 

***

Today I am trying something different. I am describing Kinfolk Flower Potluck because I don't have pictures of the event. But, unfortunately, I will be doing this only in portuguese. My apologies to all those who don't read portuguese. This will be an exception.


Pin It Now!

15 comments:

  1. This comment has been removed by the author.

    ReplyDelete
  2. E eu que pensava que tinha vindo com a alma a transbordar. Afinal ainda havia espaço para mais este molho de linhas, também elas perfumadas e cheias de cor.
    Gostei muito de te conhecer, Diana! :)
    Bjs

    ReplyDelete
    Replies
    1. eu tb adorei conhecer-te Susana! além de simpática, és muito perspicaz e divertida - és witty!

      Delete
  3. Este post nem precisa das fotos, as palavras sao mais do que suficiente para descrever tudo o que se sentio e passou ontem a tarde. Obrigada Diana!!!

    ReplyDelete
    Replies
    1. eu é que agradeço, querida Sanda! tudo maravilhoso!

      Delete
  4. Que linda descrição... não sei bem do que falas e que evento foi esse, mas pareceu-me estar a ler o início de um romance.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Maria João, aconselho-te este link para perceberes tudo :) http://www.kinfolkmag.com/

      Delete
  5. foi o mais perto que estive desse dia fantástico. Obrigada Diana

    ReplyDelete
    Replies
    1. ouvi dizer que as fotos vão estar prontas lá para o final de Maio ;)

      Delete
  6. Que bonita descricao :)
    por momentos senti-me la!

    ReplyDelete
  7. Deve ter sido um dia fantástico a julgar pela descrição.
    Um abraço aqui de Azeitão :)

    ReplyDelete
  8. adorei...o que não tens em fotos, tens em palavras! ;)

    ReplyDelete
  9. It was so nice to see everyone, a beautiful dinner x
    Liz x

    ReplyDelete
    Replies
    1. it was so nice to see you too Liz! xxx

      Delete
  10. Que texto tão lindo e so fechar os olhos e imaginar tudo... Pra próxima quero lá estar!! Bjs

    ReplyDelete