Thursday, August 09, 2012

Saladas de Verão


Estamos em pleno Verão, está calor e esta é sem dúvida a melhor altura do ano para saborear, na sua mais pura forma, os vegetais e frutos que abundam nesta altura do ano. A minha sugestão é deixar o fogão descansar um pouco e fazer saladas frescas num abrir e fechar de olhos. Aqui vão algumas inspirações:

* Salada de melancia e queijo Feta, com cebola e hortelã – esta é uma das combinações mais inusitadas, no bom sentido, que conheço. Vejam a receita aqui.


* Salada de morangos com mozzarella – não podia ser mais simples: misture folhas de espinafres ou de rúcula com uns morangos cortados em quartos e lascas de mozzarella fresca de búfala; tempere tudo com cebolinho picado, sal, um fio de azeite e uns pingos de vinagre balsâmico.


* Saladinha de Feijão-Frade com atum - esta salada é recente no blog, mas é um clássico na comida Portuguesa. Vejam a receita aqui.


* Salada de chalotas e queijo de cabra - uma receita do Jamie Oliver adaptada. Vejam a receita aqui e ainda têm mais uma receita de salada de grão com iogurte e se seguirem o link, uma salada de lentilhas.

* Salada de tomate, fruta e ricotta - quando fiz esta receita chamei-lhe salada de verão exactamente por ter os ingredientes que mais abundam nesta altura. Vejam a receita aqui.


* Salada de Couscous -  em vez do arroz, da massa e da batata,  adoptem o couscous para uma salada mais rica em hidratos de carbono. vejam a receita aqui.


Espero que gostem destas sugestões. Aproveitem o bom tempo e as férias! No próximo post temos mais praia :)


Pin It Now!

10 comments:

  1. Sabem optimamente bem em dias quentes :D adorei!
    beijinho

    ReplyDelete
  2. Diana, olho para ela e só vejo Verão!!
    Adorei. :)
    Bjs

    ReplyDelete
  3. Embora sejam tipicas do bom tempo, em casa comemos saladas todo o ano. No inverno abundam as saladas quentes, como se quer, mas ainda assim não deixam de ser saladas. Se no inverno abundam mais as saladas com legumes (embora alguma fruta também seja incluída), no verão as combinações são todas as possíveis e imaginárias: frutas, legumes, cereais, leguminosas, lacticinios, carne, peixe e o que houver ou nos apetecer. Deixo aqui umas sugestões para saladas tipicas que fazemos muito por casa:
    - rúcula, melancia, feta e menta/coentros
    - rúcula, morangos, ricotta e piri-piri
    - grão/coucous, beterraba, tomate, laranja e feta
    - feijão, atum/delícias, tomate, feta/emmental
    (e mesmo nestas sugestões vamos variando os ingredientes).
    São sempre regadas com bom azeite e vinagre (balsamico, na maioria das vezes) e polvilhadas com ervas frescas/secas e especiarias :)

    ReplyDelete
  4. As saladas são sempre benvindas, mas no Verão sabem especialmente bem
    Beijinhos
    Belinha
    Mundo das Receitas
    http://mundodasreceitas.blogspot.pt/

    ReplyDelete
  5. Olá Diana,

    Queremos lhe apresentar Tudoreceita.pt, uma nova página web onde os nossos usuários podem procurar entre mais de 75.000 receitas das páginas web e blogs mais populares de Portugal. Na página criamos a secção Top blog de receitas, um ranking de blogs ao que você também pode adicionar o seu blog. Nós indexamos as suas receitas e os usuários as podem encontrar utilizando o nosso buscador. Você não precisa se preocupar com nada porque tudo em Tudoreceita.pt é grátis!

    Tudoreceita.pt tem páginas irmãs em Espanha, Inglaterra, França, EUA e Suécia, entre outros. Você quer fazer parte desta grande família?

    Também estamos no Facebook!

    Estamos à sua disposição!
    Renato
    Tudoreceita.pt

    ReplyDelete
  6. Receitas ótimas!!!
    adorei as sugestões.

    Quando tiver um tempinho visite meu blog.

    http://eventos-inventos.blogspot.com.br/

    Obrigada e Beijos

    ReplyDelete
  7. Olá Diana!
    Conheço o blog há pouco tempo, mas adoro as fotografias e a delicadeza das receitas que apresenta.
    Este post convida ao Verão, aos almoços entre amigos e dias de praia.
    Um abraço.

    ReplyDelete
  8. Tb estou a apresentar no blog uma série de saladas frescas para o verão!... fiquei de olho na de melancia com feta, e nas propostas da Ondina!
    Babette

    ReplyDelete
  9. obrigada pelos vossos comentários :) beijinhos!

    ReplyDelete
  10. Eu acho que a apresentação dos pratos é o melhor que pode fazer um restaurante para ser agradável. por outro lado, há uma nova moda em Delivery Vila Mariana los envia para casa magnificamente apresentado como se o restaurante.

    ReplyDelete