Friday, August 17, 2012

Pela Costa Vicentina até Sagres - Parte III


Quando se vem para Sagres passar férias é obrigatório que se goste de vento. Não, peço desculpa, mas chamar “vento” ao que se passa em Sagres é subestimar o fenómeno. Na realidade tem que se apreciar mesmo é uma “ventania-desgraçada-constante-com-rajadas-que-até-fazem-voar-pranchas-de-surf-entre-outros-objectos-de-praia”. E se tencionarem ir à praia em Sagres também têm que gostar muito de areia. Ela vai chegar a todos os sítios do nosso corpo, e das nossas cestas de praia, e do nosso carro. A palavra-chave duma qualquer praia de Sagres é: exfoliação. Total. A seres vivos e objectos. 


Então, no meu terceiro dia, depois de uma exfoliação total na praia do Martinhal, sem direito a windsurf, não fosse eu directinha a Marrocos em três tempos, fui fazer aquilo que mais gosto de fazer em férias imediatamente a seguir a nada, que é comer. Fui ao Pau de Pita, o mais recente (para mim) bar de Sagres, que mantém a qualidade e bom gosto do antigo Água Salgada, que ainda existe mas sob outra gerência. A carta é despretensiosa: sumos naturais, saladas, tostas, baguetes, wraps e cocktails. 

Tudo bem servido e feito com simplicidade. Um ponto extra são os dois IPads à disposição dos clientes, que a mim me deram um jeitão para me por ao corrente do que se passava no meu mundo virtual.



Satisfeita, decidi finalmente dar uso à minha prancha de surf e fui até à praia do Amado. Cheguei e estavam dezenas de surfistas - leia-se pessoas, maioritariamente estrangeiros, na sua primeira aula de surf dentro de água. “Perfeito” pensei eu, “vou me sentir a rainha do pico” – “pico”, é como quem diz, todo o mar à frente da praia, porque as condições para fazer surf à séria estavam na realidade uma porcaria e só dava mesmo para fazer espumas. 




Qualquer surfista de verdade estaria bastante desapontado com as condições do mar. Mas eu sou uma eterna principiante, tenho prancha de principiante, atitude de principiante e treino espumas aí há uns 10 anos: eu sou uma principiante de surf profissional. E gosto! E tal como eu esperava, viam-se caras de admiração quando eu passava pelos verdadeiros alunos, a fazer a minha espuma cheia de estilo. Caras de quem desejava já estar naquele nível no final do curso intensivo de uma semana no qual se tinham inscrito durante as férias...!



Pin It Now!

6 comments:

  1. Eu espuma nem para o cabelo :p

    Mas a costa vicentina é um arraso, com ou sem vento :)

    ReplyDelete
  2. Gosto tanto mas tanto da Costa Vicentina... :) Venha de lá essa exfoliação. Boas férias.

    ReplyDelete
  3. ehehe! que post tão divertido e que férias tão giras!

    ReplyDelete
  4. Eu partilho da postura de "principiante de surf profissional " há anos.e tambem gosto! :)

    ReplyDelete
  5. Pois é, estou para aqui a "queixar-me" mas na realidade eu adoro a Costa Vicentina, Sagres, o vento e tudo o que existe nesta zona :) só tenho bons momentos para recordar de todos passeios que fiz por aqui!

    ReplyDelete
  6. Diana, fazer espuma à profissional não é para todos!
    Que post tão cool. :D
    Bjs

    ReplyDelete