Friday, August 03, 2012

Pela Costa Vicentina até Sagres - Parte I


Aproveitei os últimos dias de férias para fazer uma mini e repentina viagem pela Costa Vicentina até Sagres. Adoraria que tivesse sido com o m. mas ele já tinha outros planos para esses dias e por isso fui sozinha, mas acompanhada pela minha prancha de surf, pelo meu ipod e pelos meus livros. Até gosto de estar sozinha uns tempos. Faço o que quero, às horas que me apetece, não tenho que fazer conversa com ninguém e aproveito para por as minhas ideias em ordem sem grandes distrações. Contudo, não deixei de fazer um telefonema ao meu amigo de longa data, m., que, para não haver confusões, daqui para a frente passará a ser o mp. Ora, o mp. vive e trabalha em Sagres e disponibilizou-se logo para me arranjar um sítio para ficar e companhia para jantar.

A viagem pela Costa Vicentina e por Sagres, é uma viagem que já fiz muitas vezes e que me trás sempre boas recordações. Desta vez, a primeira paragem que fiz foi na Praia da Amália.


A Praia da Amália fica a caminho da praia da Azenha do Mar - atenção para não confundir com as Azenhas do Mar, acima de Sintra – e para lá chegar, a melhor dica que posso dar é virar na estrada do Malmequer. No final dessa estrada, encontramos o muro da própria casa da Amália e é aí que estacionamos. Peguei na minha cesta de praia e comecei a percorrer o caminho por dentro da vegetação, que nos leva em direcção à praia. Durante a caminhada, que não leva mais do que 5 minutos a fazer, ouvimos o som relaxante da água, mas não do mar, e sim de uma pequena ribeira que acompanha o caminho e que desagua, em estilo de mini cascata do lado esquerdo do areal.


Apesar da praia ser sem dúvida alguma de uma beleza e sossego extraordinários, decidi não prolongar a minha estadia por muito tempo (essencialmente porque tinha o carro carregadinho de sacos, prancha, bicicleta, etc) e continuei em direcção a Sagres. 



Assim que cheguei, fui logo ter com o mp. que é sem sombra de dúvida o meu guru de Sagres, ele passa lá férias desde miúdo e gosta tanto daquilo que, como já vos tinha dito, agora vive lá. Ele conhece os melhores spots para tudo, seja comida, praia, surf, windsurf, passeios, you name it, e assim que cheguei já tinha as minhas férias todas tratadas. “Agora a melhor praia para ires é o Beliche e logo à noite vamos às pizzas em Pedralva. Amanhã, Ponta Ruiva seguida de um jantar de lulas recheadas na Tasca do Careca e no Sábado, tentamos um windsurfzito no Martinhal logo pela manhã e vamos jantar uma cataplana no restaurante A Casinha” disse ele. “Perfeito” pensei eu, mas na verdade não esperava outra coisa. O mp. trabalha no resort do Martinhal e tem o melhor cargo de todos: ele é Leisure Manager! Não podia ser melhor, as minhas férias estavam a ser geridas por um profissional.



Ao descer os degraus da praia do Beliche e depois de quase ter voado no parque de estacionamento, tal era a ventania, dei por mim a pensar, por um lado, como me tinha esquecido que Sagres era tão ventosa e por outro, o quanto desejava que esse mesmo vento, que afasta as nuvens e o mau tempo do nosso verão, pudesse afastar todos os pensamentos menos bons que habitavam na minha cabeça já há alguns dias…




Pin It Now!

7 comments:

  1. Que paisagens inspiradoras. Não conheço a costa vicentina, ainda é algo que tenho que explorar melhor. Mas este ano, em junho, percorremos a costa entre Oeiras e Sintra, com paragens obrigatórias em Cascais, Guincho, Cabo da Roca, Azenhas do Mar em Colares e finalmente Sintra, onde assentamos arraiais por uns dias antes de passarmos por Lisboa e regressarmos ao Porto.

    ReplyDelete
  2. que post tão inspirador, Diana!
    Gostei muito! :)

    ReplyDelete
  3. Ondina, essas paisagens também são lindas! E eu até acho que têm alguma semelhança com a Costa Vicentina.

    Carolina... então tens um blog novo e não dizes nada?! ;)

    ReplyDelete
  4. :) é verdade! Já não estamos juntas há imenso tempo...não dá para contar essas coisas!
    Temos mm de combinar. para a semana quando começar a minha "sabática" familiar, ligo.

    ReplyDelete
  5. Lindo a paisagem Algarvia..., mas eu sou muito suspeita!!! (sou algarvia).
    Aproveite bem esse paraíso: o tempo, o sol, a praia e claro - food :)

    ReplyDelete