Wednesday, July 11, 2012

Linguine com molho cremoso de beringela, tomate e manjericão



Neste momento estou de férias e que bem que me estão a saber estes diazinhos de descanso! Comecei por passar um dos fim-de-semana em Azeitão com a minha mãe, a minha tia e o meu irmão – é tão bom e confortável estar em família! Depois fiquei uns dias em Lisboa, fui pela primeira vez buscar a minha irmãzinha c. de 8 meses para passar uma tarde inteira comigo! Fomos almoçar com as minhas amigas à esplanada do Arigato da Expo e depois fizemos, juntamente com a MJ, uma visita à nossa amiga F. que tem duas piolhitas amorosas. Foi muito divertido! Ah, e cansativo também! Carrinho para aqui, cadeirinha para ali, chupeta, saco, biberon com água, enfim, um mundo completamente desconhecido para mim!



Os dias seguintes foram passados no Masstige Praia, de novo em Azeitão, ainda deu para dar um saltinho à Arrábida, que continua paradisíaca, como sempre, e ir ao SBSR (muito fraquito este ano).
Na segunda-feira, o m. e eu estávamos de volta a Lisboa e foi quando finalmente (já vão perceber o “finalmente”…) me deu para fazer esta massa.



Não sei se costumam comprar a revista do Jamie Oliver, mas é de lá que vem esta receita. Foi uma das receitas que marquei logo para fazer “brevemente” porque cada vez que olhava para as fotos que a acompanhavam só me apetecia mesmo dar uma garfada bem grande nesta massa. Ora o meu “brevemente” demorou sensivelmente 3 anos… é verdade, a receita original de Creamed Aubergine Tomato & Basil Linguini é da edição de Agosto/Setembro de 2009!!!



Apesar de ser completamente viciada em edições on-line e é nos vários blogs e sites que sigo diariamente que me vou inspirando, tenho uma paixão enorme por papel. Não consigo imaginar a minha vida sem um livro ou uma revista que possa andar comigo, onde posso tomar notas, marcar páginas, ler e reler várias vezes, sempre com uma perspectiva diferente.



Eu gosto bastante da revista do Jamie Oliver. É indiscutível que as receitas dele são deliciosas e na sua maioria bem fáceis de se fazer, e adicionando a isso um design gráfico cuidado, divertido e cheio de pormenores, e mais umas fotografias de fazer crescer água na boca, resulta uma revista que realmente vale a pena comprar e guardar para sempre.


Linguine com molho cremoso de beringela, tomate e manjericão (receita Jamie Oliver – modo de execução e texto adaptado)

1 beringela
Azeite
4 dentes de alho, sem casca e cortados em fatias finas
2 filetes de anchova
400g de linguine
Uma mão-cheia de folhas de manjericão fresco
1 lata de 400g de tomate inteiro pelado
1 c.sopa de vinagre balsâmico
Um pedaço de manteiga
100g de queijo Parmesão ralado na altura

Comece por cortar a beringela em cubos de 1 cm de lado e salteie numa frigideira bem quente com algum azeite durante aproximadamente 5 minutos ou até ficar dourada. Adicione os filetes de anchova e o alho. Entretanto comece a fazer a massa de acordo com as instruções do pacote. Seleccione as folhas maiores do manjericão e guarde algumas das mais pequenas e bonitas para a decoração. Pique grosseiramente as maiores. Junte o tomate às beringelas e desfaça-o com a ajuda de uma colher de pau. Temperem a gosto e juntem o vinagre, a manteiga e o manjericão picado. Coloquem tudo num food processor e triturem muito bem. Nesta altura eu adicionei umas conchas de água da cozedura da massa para tornar o molho mais fluido. Junte o molho à massa e misture bem, juntamente com o Parmesão ralado e as folhas de manjericão que tinha reservado para a decoração. Sirva de imediato e polvilhe com mais Parmesão.


Pin It Now!

15 comments:

  1. Perfeito. O meu jantar de hoje ia ser massa fresca recheada e acho que vou utilizar este molho de beringela como inspiração para o molho da minha massa. Até me apetece dar-te um beijinho muito repenicado por teres partilhado esta receita hoje. Ainda bem que demoraste 3 anos :)

    ReplyDelete
  2. As fotos deste post ficaram mesmo giras!
    beijinhos!

    ReplyDelete
  3. valeu a pena a espera, tendo em conta as fotos simplesmente fantásticas :)
    apesar de ver muitas coisas online também não dispenso o "papel". acho que é aquela sensação de folhear vezes sem conta...
    adorei esta pasta :) beijinho

    ReplyDelete
  4. Que maravilha de aspecto!
    Adoro este tipo de refeição com massa, sabe sempre tão bem!

    ReplyDelete
  5. Que fotos fantásticas, como sempre !

    Vou certamente experimentar a receita :)

    ReplyDelete
  6. Óptima sugestão! Ficou tão bonita esta massinha :D
    beijinho

    ReplyDelete
  7. Olha ando doida para a comprar.. mas acho que para nós ele cobra um preço um bocadinho elevado, ou compras em alguma livraria que eu desconheça? Tenho uma amiga que vive lá e desta vez veio com duas edições e SIM é tal e qual como tu descreves... Adoro aquele senhor e a "maquina" por de tras de tudo o que ele toca. Adorei também a tua receita e as imagens como sempre. um beijo

    ReplyDelete
  8. Amo berinjela!! Deve ser divino :)

    ReplyDelete
  9. As fotografias estao bastante atractivas :) Adorei...
    Quanto a massa parece deliciosa, obrigado por partilhares :)

    ReplyDelete
  10. Vou ver se não espero tanto tempo para replicar esta receita!
    Beijo
    Babette

    ReplyDelete
  11. Comecei hoje as ferias mas ao regressar a casa vou certamente aventurar me nesta receita ! Adorei as fotos , o blog e maravilhoso os meus parabéns ! Um beijo enorme

    ReplyDelete
  12. Quantas e quantas vezes as urgências marcadas nos livros e revistas de culinária se vão arrastando perdidas no tempo até chegarem à cozinha. Mas quando chegam,é bom que fiquem com um aspecto assim delicioso! :)
    Costmo fazer uma massa com molho de beringela que já estava a ficar esquecida no bau das receitas, agora que estão em época alta, vou fazer novamente.
    Bjs :)

    ReplyDelete
  13. É verdade, Gasparzinha! Teria que ser blogger/cozinheira a tempo inteiro para dar vazão a tantas inspirações!

    Ondina Maria, espero que o jantar tenha sido óptimo!

    Marmita, eu tb acho que o preço é elevado e por isso nem sequer compro todos os meses, vou comprando de vez em quando, é um mimo que me ofereço :)

    MUITO OBRIGADA pelos vossos comentários!!! Beijinhos a todos!

    ReplyDelete
  14. Gostei muito da receita! Vou levar comigo para experimentar! Aproveito para convidar a visitar o meu cantinho:
    http://1000sabores1000maneiras.blogspot.pt/
    Beijocas da Tanocas

    ReplyDelete