Wednesday, June 27, 2012

Saladinha de feijão-frade com atum


Têm que concordar comigo que esta salada é um clássico da comida portuguesa. É o feijão-frade e o atum em lata, bem regadinhos com azeite e temperados com cebola e salsa, com boa vontade ainda se acrescenta uns ovos cozidos bem picados para enriquecer a salada ainda mais. Tudo bem fresquinho no final de um dia de praia, é daquelas saladas que satisfazem mas não enchem demasiado. Além de se fazer num instantinho e praticamente bem longe do fogão, está apta a ser feita mesmo pela pessoa mais desastrada na cozinha!




Então aqui vai a minha sugestão: comece por picar muito bem picadinha ½ cebola roxa – pode ser uma inteira para quem adora cebola. Coloque a cebola no fundo do recipiente onde vai servir a salada e regue com sumo de ½ limão, azeite, sal e pimenta. Deixe marinar enquanto prepara os restantes ingredientes. Isto ajuda a cebola a ficar mais macia e com um sabor mais suave.





Agora vem a parte difícil ;) - abra uma lata média de feijão-frade, escorra o líquido, e junte à cebola; faça o mesmo com 2 latas de atum. Com a ajuda de um garfo vá esfarelando o atum para dentro do recipiente. Pique 2 ovos cozidos, de modo a que fiquem mais ou menos do tamanho do feijão-frade e junte-os também aos restantes ingredientes. Por fim, pique muito, muito fininho uma mão-cheia bem generosa de salsa e adicione à salada mexendo tudo muito bem. Retifique os temperos, se necessário, e guarde no frigorífico até servir.


Pin It Now!

4 comments:

  1. Mais uma receita simples e com sabores fantásticos., adoro salada de atum é rápida de fazer e de comer :) Só uma pergunta mais tecnica, que lente usaste neste post? uma de 50mm 1.4? Adoro as fotografias, beijo

    ReplyDelete
  2. Que delícia adorei a receita beijos

    ReplyDelete
  3. Obrigada luci e Marmita!

    Marmita, temos que combinar é um lanchinho para falarmos de fotografia, há tanto para partilhar!

    Beijinhos às duas

    ReplyDelete
  4. Hummm Adoro estas saladas com sabor a Portugal :) ( e com grão também é uma delicia;))

    ReplyDelete