Sunday, March 18, 2012

Scones de morango e aveia


Scones de morango e aveia. Este tem sido o alimento principal da minha alimentação e da do m. nos últimos dias. Comemos a todas as refeições. Literalmente. Ontem jantámos scones… só scones!

A receita está mais do que testada e é uma delícia. Têm uma textura muito leve o que faz com que se esfarelem com bastante facilidade. Não dá lá muito bem para os partir ao meio e barrar com manteiga mas ninguém vai querer saber disso assim que levar um pedaço destes scones à boca!




A aveia também melhora não só a textura como o sabor da massa. E claro que dá para substituir os morangos por outros frutos (aqui no blogue já fiz scones de maçã). Podem por mirtilhos, amoras, framboesas ou até uma mistura de frutos silvestres.


Na lista de ingredientes vão reparar que coloco à vossa consideração mais ou menos quantidade de líquido, neste caso de leite e natas. Apesar de serem só duas colheres de sopa, de facto a textura da massa fica diferente. Assim, se preferirem uma massa mais moldável no início e mais consistente depois da cozedura não adicionem mais do que os 125ml de leite e de natas. Se preferirem uma textura mais suave adicionem estas duas colheres. Nesta última hipótese, terão que moldar os scones com a ajuda de uma colher.



Scones de morango e aveia

300gr de farinha
3 c.sopa de açúcar mascavado
3 c.chá de fermento em pó
1 c.chá de bicarbonato de sódio
½ c.chá de sal
120gr de manteiga sem sal
125ml + 1 c.sopa de leite (se necessário)
125ml + 1 c.sopa de natas (se necessário)
1 c. chá de extracto de baunilha
80gr de flocos de aveia
6 ou 7 morangos de tamanho médio, sem pé e cortados aos pedaços

Aqueça o forno a 180ºC. Forre dois tabuleiros para ir forno com papel vegetal e reserve. Num food processor misture a farinha, o açúcar, o fermento, o bicarbonato e o sal. Junte a manteiga cortada aos cubos e misture até a massa parecer areia. Numa tigela grande deite o leite, as natas e o extracto de baunilha e misture bem. Junte aos líquidos a aveia, a massa de farinha e manteiga e os morangos e mexa com a ajuda de uma colher. A massa vai estar com aspecto pegajoso. Utilize uma colher de gelado para moldar os scones sobre os tabuleiros. Conforme o tamanho da sua colher, molde 12-14 scones sobre o papel vegetal, bem afastados uns dos outros. Leve ao forno durante 25 minutos ou até estarem dourados. Retire do forno e sirva mornos com manteiga ou queijo creme.
Pin It Now!

16 comments:

  1. FANtásticos.. adorei as imagens e a receita.. fiquei com uma fome! beijos

    ReplyDelete
  2. hummm que aspecto delicioso :)
    óptima receita para os MiniChefs https://apps.facebook.com/minichefs/

    ReplyDelete
  3. adorei, tenho de experimentar e dar mais uma oportunidade ao meu forno a gás que não me deixa perceber temperaturas nem coisa que o valha e onde só consegui fazer com sucesso (a nível de doçaria) uns chocolate cookies :)

    ReplyDelete
  4. Com esse aspecto tão bom decerto que eu também os comia a todas as refeições!!!

    Bjoka
    Rita

    ReplyDelete
  5. Que bonitos que ficaram! A textura está realmente fantástica e fiquei com vontade de "roubar" um!
    Bjinhos e boa semana!

    ReplyDelete
  6. Obrigada!!! :)

    twiggs, como te compreendo. o meu forno também é a gás e além disso nem sequer tem grill - é possivelmente o pior forno do mercado. mesmo com um termómetro "portátil" não é a mesma coisa, tenho saudades de um bom forno!!! bxx

    ReplyDelete
  7. Olá! Vou já experimentar esta receita, parece-me ideal para levar como snack para a faculdade :)

    Já agora, poderias fazer algum post com uma receita de wraps? Que fosse saudável (por exemplo com galinha, perú ou salmão) é que quase não encontro receitas de wraps..

    Gosto muito das tuas receitas!

    ReplyDelete
  8. tem excelente aspecto
    acho que, se gistas destes scones, tb gostarias destes biscoitos http://obolodatiarosa.blogspot.pt/2011/07/biscoitos-da-rocha.html
    Bjs

    ReplyDelete
  9. Comia um moooonte deles agora!

    ReplyDelete
  10. tenho um desafio para ti no meu blog ;)

    ReplyDelete
  11. Lindo!

    Parabéns pelo blog!

    ReplyDelete
  12. são deliciosos.
    os melhores scones que já fiz! parabéns pela partilha.

    ReplyDelete
  13. Vou experimentar esta receita! Tudo o que eu gosto! Aveia e morangos, uma boa e saudável combinação!

    ReplyDelete
  14. Olá Diana, fiz estes scones que andavam debaixo d'olho há imenso tempo e todos lá em casa adoraram! Postei a receita no meu blog, convido-te a dares uma espreitadela. Obrigado pela partilha e bjs!

    ReplyDelete