Os dias têm estado mesmo como eu gosto: muito frios e com muito sol. À noite, quando chego a casa depois de um dia de trabalho e de um bom treino de Pilates, apetece-me mesmo é comer uma sopa quentinha ou um risotto cremoso. Mas ao fim-de-semana, num almoço mais tardio depois de andar de um lado para o outro, em compras e cafezinhos com amigos, o que desejo mesmo é uma boa salada fresca e crocante, acompanhada de um queijo forte e cremoso e de um belo pedaço de pão estaladiço.
Invariavelmente, no último fim-de-semana passei pelo Príncipe Real e comprei alguns vegetais da época: endívias, funcho e rabanetes. A caminho de casa, passei também pela padaria do Eric Kayser, em frente às Amoreiras e comprei uma das suas excelentes baguettes. A estes ingredientes juntei umas fatias de pêra, queijo de cabra e nozes tostadas e fiz esta salada deliciosa, que passou a ser uma das minhas preferidas de sempre.
Salada de Inverno
1 Endívia
¼ de funho cortado em fatias finas
3 ou 4 rabanetes, cortados às rodelas
¼ de pêra cortada também às fatias
3 ou 4 rodelas de queijo de cabra (se não encontrarem os queijos mais pequenos, como o da fotografia, podem utilizar uma rodela dos grandes, cortada aos pedaços)
1 mão-cheia de nozes tostadas e picadas
3 c.sopa de azeite
1 c.sopa de vinagre (eu usei vinagre de estragão)
Sal a gosto
Folhas de aneto para salpicar por cima
Comece por fazer o vinagrete juntando numa pequena taça o azeite, o vinagre e uma pitada de sal. Misture bem e reserve até a altura de servir a salada. Numa taça, junte as folhas de endívia lavadas, o funcho e os rabanetes cortados. Adicione as pêras e o queijo. Tempere tudo com o vinagrete, e salpique com as nozes e as folhas de aneto. Sirva de imediato, de preferência com um pedaço de pão fresco e estaladiço.
Nota: para a fotografia, em vez de salpicar a salada toda com nozes, eu retirei a “casca” ao queijo e cobri-o com as nozes picadas, como se fosse uma crosta, para dar um ar mais engraçado, mas não é preciso fazer isso se não quiserem ter esse trabalho.
Esta salada está deliciosa.
ReplyDeleteFiquei curiosa sobre o mercado no P. Real (não estou a ver onde fica esse mercado que parece ter coisas óptimas)
Bom resto de semana
É mesmo uma salada de inverno. gosto muito da combinação da pêra com o queijo de cabra!
ReplyDeletebom fim-de-semana :)
Que delícia!
ReplyDelete- só acho mal teres passado no kayser e não teres formalizado um convite para café e pain au chocolat ;)
As suas fotografias são maravilhosas!Assim como as receitas.
ReplyDeleteUma salada que até pode ser de Inverno, mas que põe o sol no prato!...
ReplyDeleteBeijo
babette
Ficou memso com um aspecto lindo, tambem sou assim como tu nos fins de semana. Adorei a tua imagem e eu cá tb sou fan da Eric! beijos
ReplyDelete:) Obrigada!!!
ReplyDeleteJ. para a próxima não escapas!
Mané, o mercado do Princípe Real a que me refiro é o biológico, que só existe aos sábados, quando tiveres oportunidade, passa por lá!