Sunday, February 20, 2011

Minestrone de Inverno


Já não está tanto frio como no final de Janeiro mas ainda estamos no inverno e ainda sabe bem comer uma sopa quente e consistente, com muitos vegetais e leguminosas, uma “sopa-refeição”. Tive como ponto de partida o winter minestrone do restaurante River Café. Adaptei os vegetais ao que havia disponível no supermercado, ignorei o tomate em lata e substituí-o por tomate fresco, troquei o Parmesão por Emmental e claro que adicionei massinhas.
As quantidades são aproximadas e sendo uma sopa há espaço para trocar e/ou adicionar ingredientes.



Minestrone de Inverno

1 cebola, descascada e picada
2 cenouras, descascadas e picadas
4 talos de aipo cortados aos pedaços
1 dente de alho sem casca e picado
1 tomate, sem sementes e cortado aos pedaços
1 lata de feijão branco, escorrido
10-12 folhas de couve, sem talo e cortada às tiras
½ chávena de massinhas
Azeite, sal, caldo de vegetais
Queijo Emmental e pão torrado para servir

Num tacho aqueça cerca de duas colheres de sopa de azeite e refogue a cebola, as cenouras e o aipo. Deixe cozinhar durante 15 minutos. Junte o alho, o tomate e metade das couves. Adicione metade da lata de feijão branco e cerca de 1 litro de caldo de vegetais. Deixe cozinhar durante 20 minutos. Retire uma ou duas conchas de caldo para um recipiente, acrescente o resto do feijão e triture. Adicione este puré à sopa, ajuste o sal e o caldo, junte as massinhas e o resto da couve e cozinhe até a massa estar cozida. Sirva com queijo Emmental ralado e uma fatia de pão torrado.
Pin It Now!

Sunday, February 13, 2011

The Winning Hearts and Minds Cake


O Winning Hearts and Minds Cake é uma receita de fondant de chocolate que faz parte do livro "A Homemade Life" da Molly Wizenberg, do blog Orangette.

É fácil demais e o resultado é infalível. Sendo um fondant de chocolate, quanto melhor for o chocolate melhor será o bolo. O que eu mais gosto de usar é uma mistura de pepitas de chocolate de leite e chocolate amargo da Callebaut. Apesar da receita não pedir, acrescentei uma pitada de sal à massa antes de a deitar na forma. De acordo com a Molly, o bolo não só se congela facilmente como o processo de congelamento melhora o seu sabor e textura.

A primeira vez que fiz esta receita foi na festa do meu 30º aniversário. Voltei a faze-la ontem porque achei que seria perfeita para celebrar o dia de S. Valentim. Mais do que pela receita em si escolhi-a pelo simbolismo que a autora lhe dá. No final da pequena crónica que precede a receita (todo o livro é uma sucessão de pequenas crónicas com receitas associadas), ela escreve o seguinte:
“It’s going to sound silly, I know, but I think that what it all comes down to is winning hearts and minds. Underneath everything else, all the plans and goals and hopes, that’s why we get up in the morning, why we believe, why we try, why we bake chocolate cakes. That’s the best we can ever hope to do: to win hearts and minds, to love and be loved.”


The Winning Hearts and Minds Cake (ligeiramente adaptada do livro “A Homemade Life”, Molly Wizenberg)


250g de chocolate
250g de manteiga sem sal
1 chávena + 2 c.sopa de açúcar
5 ovos
1 c.sopa de farinha sem fermento
Uma pitada de sal

Pré-aqueça o forno a 190ºC. Unte uma forma redonda com um pouco de manteiga, forre o fundo com papel vegetal e volte a untar com manteiga por cima do papel. Coloque o chocolate e a manteiga numa tigela apropriada para levar ao microondas. Coloque no microondas por períodos de 30 segundos numa potência média e vá mexendo entre cada período, até estar tudo derretido. Em alternativa pode derreter tudo em banho-maria. Junte o açúcar e misture bem. Adicione os ovos, um a um, mexendo bem entre cada adição. Por último adicione a farinha e misture bem. Deite tudo na forma e leve ao forno durante 20 a 25 minutos. Retire do forno e deixe arrefecer na forma cerca de 15 minutos antes de desenformar. Deixe arrefecer totalmente antes de servir.
Pin It Now!