Sunday, February 13, 2011

The Winning Hearts and Minds Cake


O Winning Hearts and Minds Cake é uma receita de fondant de chocolate que faz parte do livro "A Homemade Life" da Molly Wizenberg, do blog Orangette.

É fácil demais e o resultado é infalível. Sendo um fondant de chocolate, quanto melhor for o chocolate melhor será o bolo. O que eu mais gosto de usar é uma mistura de pepitas de chocolate de leite e chocolate amargo da Callebaut. Apesar da receita não pedir, acrescentei uma pitada de sal à massa antes de a deitar na forma. De acordo com a Molly, o bolo não só se congela facilmente como o processo de congelamento melhora o seu sabor e textura.

A primeira vez que fiz esta receita foi na festa do meu 30º aniversário. Voltei a faze-la ontem porque achei que seria perfeita para celebrar o dia de S. Valentim. Mais do que pela receita em si escolhi-a pelo simbolismo que a autora lhe dá. No final da pequena crónica que precede a receita (todo o livro é uma sucessão de pequenas crónicas com receitas associadas), ela escreve o seguinte:
“It’s going to sound silly, I know, but I think that what it all comes down to is winning hearts and minds. Underneath everything else, all the plans and goals and hopes, that’s why we get up in the morning, why we believe, why we try, why we bake chocolate cakes. That’s the best we can ever hope to do: to win hearts and minds, to love and be loved.”


The Winning Hearts and Minds Cake (ligeiramente adaptada do livro “A Homemade Life”, Molly Wizenberg)


250g de chocolate
250g de manteiga sem sal
1 chávena + 2 c.sopa de açúcar
5 ovos
1 c.sopa de farinha sem fermento
Uma pitada de sal

Pré-aqueça o forno a 190ºC. Unte uma forma redonda com um pouco de manteiga, forre o fundo com papel vegetal e volte a untar com manteiga por cima do papel. Coloque o chocolate e a manteiga numa tigela apropriada para levar ao microondas. Coloque no microondas por períodos de 30 segundos numa potência média e vá mexendo entre cada período, até estar tudo derretido. Em alternativa pode derreter tudo em banho-maria. Junte o açúcar e misture bem. Adicione os ovos, um a um, mexendo bem entre cada adição. Por último adicione a farinha e misture bem. Deite tudo na forma e leve ao forno durante 20 a 25 minutos. Retire do forno e deixe arrefecer na forma cerca de 15 minutos antes de desenformar. Deixe arrefecer totalmente antes de servir.
Pin It Now!

13 comments:

  1. Envia uma fatia por mail! Vá lá, vá lá... ;)
    Chlept! Está com muito bom aspeto.

    ReplyDelete
  2. ESTAVA com muito bom aspecto e ESTAVA maravilhoso!

    Thanks, Di.

    ReplyDelete
  3. Adorei! Tanto o bolo, quanto as palavras da autora, com as quais me identifiquei prontamente! Fiquei até com vontade comprar o livro! Seu resultado com a receita ficou maravilhoso, da vontade de entrar pela tela e pegar um pedaço. Parabéns!

    ReplyDelete
  4. nao resisti... fui ate o Amazon e comprei o livro em formato digital! Obrigada pela dica!

    ReplyDelete
  5. Sou uma leitora assídua (e anónima). Adoro o seu blog, as suas fotos, as receitas, as palavras...
    O bolo parece maravilhoso. Para partilhar com "A" pessoa especial.
    Toda a felicidade do mundo para si Diana.
    Sandra

    ReplyDelete
  6. Eu que provei, posso afirmar que estava maravilhoso.

    ReplyDelete
  7. Adoro o livro,obrigada pela dica!!O bolo deve ser DELICIOSO!!!

    ReplyDelete
  8. O chocolate é infinitamente prometedor! De tudo e tanto.
    Concordo com tudo: com a pitada de sal, que sempre realça o sabor de chocolate, que tem que ser do bom, do melhor, do bem amargo, e adorei as palavras da autora.
    Não tivesse eu um marido que, maldito, não gosta de chocolate... :)
    Beijinhos

    ReplyDelete
  9. que grande tentação, vou experimentar :)

    ReplyDelete
  10. Olá!
    Vim aqui parar por acaso, através do blog de uma amiga, e adorei!!!
    Vou experimentar esta receita, que é muito parecida com a da minha mãe (vê aqui: http://kitchensunk.blogspot.com/2010/11/bolo-de-chocolate.html) e que por isso deve ser óptima!

    ReplyDelete
  11. Desde que vi a receita no teu blogue adoptei-a e é O bolo de chocolate cá de casa ! Toda a gente o adora e faz um brilharete sempre que o apresento, simples ou com uma bola de gelado e um ou dois morangos :)
    Obrigada !

    ReplyDelete
  12. Olá Diana,

    Este bolo é uma delicia, já fiz várias vezes e é sempre um sucesso.
    É pena que não escrevas com mais regularidade.
    Gostava de ter um receita de bolas de manteiga para oferecer no natal, alguma dica?

    Beijinho e continua sempre porque tens um dom que não deve ser desperdiçado.

    Mónica Lino (mulher do nuno Lino)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Mónica! Gostava muito de te poder ajudar mas estou aqui num processo de transição e não tenho os meus livros de receitas preferidos comigo onde possa pesquisar uma boa receita de bolachas de manteiga. A minha referencia para bolos mais tradicionais é a inglesa Mary Berry ou então a Delia Smith. Tenta pesquisar no site delas uma receita para scottish shortbread. Vou tentar voltar ao blog em breve com as últimas novidades!! beijinho e bom natal!!!

      Delete