Friday, December 23, 2011

Trifle de Natal


Um trifle é uma sobremesa feita com restos de bolo (sponge cake), fruta (frutos silvestres, por exemplo), custard e natas batidas, tudo em camadas.

Em boa verdade, o trifle é mais uma sobremesa de primavera do que de inverno. E também não é típica de natal – a estrela doce do natal inglês é mesmo o christmas pudding. Mas não deixa de ser, na minha opinião, uma excelente maneira de terminar a refeição a seguir a um belo prato de peru assado. Tem tudo o que uma boa sobremesa deve ter: é fresca, cremosa e doce. A acrescentar o facto de poder ser muito fácil de fazer, bastando para tal ter os ingredientes certos.

 

O grau de dificuldade da receita vai depender da quantidade de trabalho que queiram ter: podem fazer o bolo de propósito, comprar já feito, ou usar um resto de bolo que tenham, podem por mais ou menos tipos de fruta, fazer a vossa receita de custard ou comprar já feito, podem bater as natas ou usar iogurte grego, decorar com chocolate ralado ou amêndoas tostadas, enfim, têm um enorme variedade de opções, umas mais e outras menos trabalhosas.

Eu vou vos dar a hipótese mais simples. E em forma do segundo vídeo In the mood for food! No fim-de-semana que estivemos em Azeitão, eu e o meu irmão aproveitamos para fazer uma segunda filmagem para o blog. Foi bem mais desafiante pois já tínhamos o primeiro filme feito, e gostámos tanto desse resultado que agora sentimos um pouco aquela pressão de ou fazer “igual” ou apostar em algo diferente. Fomos pela segunda via e esperamos que também gostem.


Então, esta receita é do tipo que não precisa de quantidades muito certas. Eu comprei 6 queques básicos de pastelaria, escolhi para a salada de frutas 3 mangas, 2 kiwis e 1 taça de frutos silvestres, mais uma carambola e umas groselhas para decorar. Fiz uma calda de açúcar para adoçar a fruta e humedecer os queques um pouco.


Substituí o custard pelo molho de baunilha do Ikea (que eu adoro e acho muito versátil) e usei uma embalagem de crème fraîche em vez de natas batidas, ligeiramente adoçado com uma colher de sopa de açúcar em pó. Depois é só colocar tudo às camadas: primeiro os queques, depois a fruta, seguida do molho de baunilha e do crème fraîche. No final decorei com fatias de carambolas e cachos de groselhas.
Feliz Natal a todos!!!


Pin It Now!

8 comments:

  1. Qual é a diferença entre creme fraiche e natas batidas?

    Obrigada! Gosto muito do teu blogue!
    http://digamquevoei.blogspot.com/

    ReplyDelete
  2. O vídeo está ótimo. Boas Festas!

    ReplyDelete
  3. Parabéns!! O vídeo está fantástico tal como todo o blog!

    Já sou seguidora!

    Bjinhos

    ReplyDelete
  4. adoro o vestido às pintinhas!!
    Continuem com os videos. Fazem sucesso!

    ReplyDelete
  5. Adorei o video e a receita. Umas boas entradas para ti. beijos

    ReplyDelete
  6. Só agora vi o vídeo. Que espectáculo!!!
    Feliz NATAL! :)
    Beijinhos

    ReplyDelete