Monday, October 24, 2011

Crumble de pêra e gengibre


Eu considero a pêra uma das melhores frutas de inverno. Fica óptima tanto em sobremesas como em saladas. Gosto particularmente de pêra cozida. Tem uma textura macia, é doce e  muito reconfortante. Esta sobremesa é um mimo para estes dias cinzentos e tristes, nos quais só me apetece mesmo ficar em casa, enrolada a uma mantinha, a ouvir música e a ler um livro.


A receita da massa do crumble é da minha mãe e nós temo-la feito desde sempre. Não há cá aveia, nem amêndoas ou outros frutos secos, é uma simples massa, quase de biscoito. Fica perfeita no crumble de maçã, que é a receita original. Neste, de pêra, fica ligeiramente mais para o “bolo” do que para o “biscoito”. Eu acho que é porque a pêra é muito mais sumarenta do que a maçã e acaba por não deixar que a massa enrijeça muito. Se calhar com menos umas gramas de manteiga a massa fique mais estaladiça, mas sinceramente não experimentei nenhuma alteração e mantive as proporções originais.


Crumble de pêra e gengibre


4 pêras
1 c.sobremesa de gengibre fresco ralado
160g de farinha
80g de açúcar + 1 c.sobremesa
80g de manteiga
¼ c.chá de canela em pó
¼ c.chá de gengibre em pó



Pré-aqueça o forno a 180ºC. Descasque as peras e corte-as em fatias finas. Coloque as fatias de pêra numa tigela e misture o gengibre fresco ralado e uma colher de sobremesa de açúcar. Noutra tigela misture a farinha com o açúcar, a canela e o gengibre. Junte a manteiga aos cubos e trabalhe a massa até parecer areia grossa. Numa travessa que possa ir ao forno, coloque as fatias de pêra e por cima deite a massa. Pressione a massa de modo a tapar a pêra na sua totalidade. Polvilhe com uma pitada de açúcar e outra de canela. Leve ao forno durante 45 minutos. Sirva morno.








Pin It Now!

9 comments:

  1. Tem um aspecto mesmo muito bom!
    Gosto também de juntar amêndoas ou nozes à cobertura, fica excelente.

    ReplyDelete
  2. Há ingredientes que casam na perfeição. Como as pêras com gengibre. Adoro a combinação. Acho que vou fazer este crumble para sobremesa de hoje.

    ReplyDelete
  3. Que doce tentação.
    E eu que tenho um saco de pêra lá em casa? já sei que destino lhes dar.
    Bj**

    ReplyDelete
  4. Parece-me perfeito. Também adoro pêras, e a versão em crumble é mesmo outonal...
    Babette

    ReplyDelete
  5. Adoro crumble, mas, sem ser home made crumble, acho difícil encontrar por aí um à altura. Alguma sugestão?
    Pretty blog, by the way:)

    ReplyDelete
  6. Completamente de acordo: um grande viva às peras! :)
    Ainda hoje comi uma ao lanche, bem sumarenta como se quer.
    Costumo fazer um crumble de pera, com os tais extra de que falas e ainda lhe junto coco. Sinceramente: gosto de todas as maneiras. :)
    Bjs

    ReplyDelete
  7. Fiz ontem esta receita.
    Perfeita!
    Obrigada.
    :)

    ReplyDelete
  8. Já estou a fazer... Vamos ver quais vão ser as reações.

    ReplyDelete