Sunday, September 05, 2010

Filete de salmão no forno com funcho


De volta às receitas da Donna Hay, deixem-me dizer-vos que foi a primeira receita que marquei no livro assim que o comprei: simples e com uma boa combinação de ingredientes, não só em termos de sabor com de aspecto. O funcho assado com o salmão funciona lindamente e as alcaparras do molho dão um toque avinagrado muito especial. No que diz respeito às ervas aromáticas, a receita original leva estragão e salsa frescos, mas não se deixem limitar por estas ervas. Eu tive alguma dificuldade em encontrar estragão fresco e acabei por também não utilizar salsa, preferindo uma mistura de coentros com hortelã. Ficou delicioso!


Filete de salmão no forno com funcho

2 funchos cortados às fatias
2 cebolas roxas cortadas aos gomos
2 c.sopa de azeite
2 c.sopa de estragão
Sal e pimenta
900g de filete de salmão com pele
1/3 chávena salsa picada
1 1/2 c.sopa de raspa de limão
1 c.sopa de alcaparras
1/4 chávena de azeite

Pré-aqueça o forno a 200ºC. Num recipiente apropriado para ir ao forno, junte o funcho, a cebola, o azeite, o estragão, sal e pimenta. Leve ao forno durante 20 minutos. Coloque o filete de salmão sobre os vegetais. Misture a salsa, a raspa de lima, as alcaparras e o azeite e deite sobre o salmão. Leve ao forno por mais 10 minutos.

Nota: 10 minutos pode parecer pouco mas não caia na tentação de deixar o salmão muito mais tempo no forno caso contrário fica muito seco e não tão saboroso.




Dica Naturopatia by Maria

Funcho (Foeniculum Vulgare)

As sementes podem ser utilizadas para favorecer a digestão. Também estimulam a lactação das mulheres em período de aleitamento. São anti-oxidantes, pela riqueza em alanina, triptófano, metionina e histidina.
A planta ajuda a reduzir os niveis de colesterol (LDL) no sangue.
No entanto, não se deve tomar em casos de hipertiroidismo, pois é uma planta rica em iodo, nem se deve consumir em excesso pois pode provocar irritação intestinal, arritmia ou problemas respiratórios.
Pin It Now!

6 comments:

  1. Tem óptimo aspecto! Gosto muito das tonalidades do prato (já que aqui não posso apreciar o cheiro...)
    Vou experimentar, sem dúvida!

    Beijinhos :)

    ReplyDelete
  2. Que boa sugestão. Ando um bocado enjoada de salmão, mas até parece que já passou, só de olhar as fotos e ler a descrição. Já disse que este é um dos meus food blogs portugueses favoritos? ;-)

    Teresa (Lume Brando)

    ReplyDelete
  3. Só há pouco tempo é que conhenço este blog. Foi através de uma amiga minha. Fui espreitar e achei fantástico, a comida, a fotografia.. tudo!!! e pelos vistos também temos coisas em comum, Azeitão - Serra da Arrábida.
    Venham de lá mais inspirações, estamos à espera, bjs e parabéns

    MJ

    ReplyDelete
  4. Obrigada a todas! E continuem a passar por aqui :)

    ReplyDelete
  5. não fosse eu uma fã de funcho e de salmão, talvez pudesse resistira a esta maravilhosa combinação. Adorei! :)

    ReplyDelete
  6. Thoughtful blog, thanks for posting

    ReplyDelete