De volta às receitas da Donna Hay, deixem-me dizer-vos que foi a primeira receita que marquei no livro assim que o comprei: simples e com uma boa combinação de ingredientes, não só em termos de sabor com de aspecto. O funcho assado com o salmão funciona lindamente e as alcaparras do molho dão um toque avinagrado muito especial. No que diz respeito às ervas aromáticas, a receita original leva estragão e salsa frescos, mas não se deixem limitar por estas ervas. Eu tive alguma dificuldade em encontrar estragão fresco e acabei por também não utilizar salsa, preferindo uma mistura de coentros com hortelã. Ficou delicioso!
Filete de salmão no forno com funcho
2 funchos cortados às fatias
2 cebolas roxas cortadas aos gomos
2 c.sopa de azeite
2 c.sopa de estragão
Sal e pimenta
900g de filete de salmão com pele
1/3 chávena salsa picada
1 1/2 c.sopa de raspa de limão
1 c.sopa de alcaparras
1/4 chávena de azeite
Pré-aqueça o forno a 200ºC. Num recipiente apropriado para ir ao forno, junte o funcho, a cebola, o azeite, o estragão, sal e pimenta. Leve ao forno durante 20 minutos. Coloque o filete de salmão sobre os vegetais. Misture a salsa, a raspa de lima, as alcaparras e o azeite e deite sobre o salmão. Leve ao forno por mais 10 minutos.
Nota: 10 minutos pode parecer pouco mas não caia na tentação de deixar o salmão muito mais tempo no forno caso contrário fica muito seco e não tão saboroso.
Dica Naturopatia by Maria
Funcho (Foeniculum Vulgare)
As sementes podem ser utilizadas para favorecer a digestão. Também estimulam a lactação das mulheres em período de aleitamento. São anti-oxidantes, pela riqueza em alanina, triptófano, metionina e histidina.
A planta ajuda a reduzir os niveis de colesterol (LDL) no sangue.
No entanto, não se deve tomar em casos de hipertiroidismo, pois é uma planta rica em iodo, nem se deve consumir em excesso pois pode provocar irritação intestinal, arritmia ou problemas respiratórios.
Pin It Now!
No entanto, não se deve tomar em casos de hipertiroidismo, pois é uma planta rica em iodo, nem se deve consumir em excesso pois pode provocar irritação intestinal, arritmia ou problemas respiratórios.
Tem óptimo aspecto! Gosto muito das tonalidades do prato (já que aqui não posso apreciar o cheiro...)
ReplyDeleteVou experimentar, sem dúvida!
Beijinhos :)
Que boa sugestão. Ando um bocado enjoada de salmão, mas até parece que já passou, só de olhar as fotos e ler a descrição. Já disse que este é um dos meus food blogs portugueses favoritos? ;-)
ReplyDeleteTeresa (Lume Brando)
Só há pouco tempo é que conhenço este blog. Foi através de uma amiga minha. Fui espreitar e achei fantástico, a comida, a fotografia.. tudo!!! e pelos vistos também temos coisas em comum, Azeitão - Serra da Arrábida.
ReplyDeleteVenham de lá mais inspirações, estamos à espera, bjs e parabéns
MJ
Obrigada a todas! E continuem a passar por aqui :)
ReplyDeletenão fosse eu uma fã de funcho e de salmão, talvez pudesse resistira a esta maravilhosa combinação. Adorei! :)
ReplyDeleteThoughtful blog, thanks for posting
ReplyDelete