Wednesday, August 18, 2010

Lemony flat peach cake




Estou a pensar em alterar temporariamente o nome do meu blog para “In the mood for testing Donna Hay’s Seasons recipes”…!

Logo no meu primeiro dia de férias, sentei-me confortavelmente no sofá e marquei uma série de receitas que queria fazer, não só do Seasons, mas também talvez repetir algumas do livro da Molly Wizenberg (o meu livro de eleição do ano passado!), e fazer mais umas quantas da revista do Jamie Oliver e da Delicious. Vim mesmo com o objectivo de cozinhar muito durante estas férias e tenho passado bastante tempo na cozinha. Mas também tenho tido tempo para muito mais. Aliás, isso é o que é bom de estar de férias em casa, é que tenho tempo para fazer uma série de coisas que normalmente não teria sequer paciência em pensar em fazê-las, tipo jardinar (=”podar” indiscriminadamente todas as árvores do jardim) ou pintar umas tábuas velhas para usar nas minhas fotografias.

E devo dizer que ambas são tarefas relaxantes q.b. Bom, a parte do lixar envolve algum trabalho de braços, e mal consigo mexer as mãos de tanto cortar ramos, mas é sempre benéfico fazer algum exercício nas férias, principalmente quando se passa o resto do dia deitada na praia sem fazer nada!


Este bolo é sem dúvida um “winner”, a massa é macia e a combinação do limão com o pêssego é deliciosa. Fiz duas ligeiras alterações à receita original: usei açúcar amarelo em vez de açúcar branco e experimentei pela primeira vez os pêssegos paraguaios (flat peaches). Originários da China, aliás como quase todos os pêssegos – fiquei eu a saber depois da minha pesquisa – têm a polpa amarela e um sabor mais suave e menos ácido que os pêssegos normais.




Lemony flat peach cake (Bolo de limão e pêssego paraguaio adaptado da receita da Donna Hay)

175g de manteiga amolecida
¾ chávena de açúcar amarelo
2 c.sopa de raspa de limão
3 ovos
1 chávena de farinha sem fermento
1 c.chá de fermento para bolos
¼ chávena de iogurte natural
4 pêssegos paraguaios cortados ao gomos

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte uma forma redonda com cerca de 20 cm e polvilhe com farinha. Numa tigela bata a manteiga, a raspa de limão e o açúcar até ficar tudo cremoso e leve. Junte os ovos batendo bem entre cada um. Adicione a farinha e o fermento peneirados, seguidos do iogurte, e bata bem até estar tudo bem incorporado. Deite a massa na forma e disponha os pedaços de pêssego dentro da mesma. Leve ao forno durante 40 minutos ou até estar dourado e cozido. Deixe arrefecer dentro da forma durante 10 minutos antes de desenformar.
Pin It Now!

5 comments:

  1. boas férias diana!
    o bolo parece ser delicioso e as fotografias estão cada vez melhores!
    beijinhos

    ReplyDelete
  2. Delicious Di!! Tenho que experimentar. Vou tentar fazer na bimby.
    Beijos grandes e boas férias

    ReplyDelete
  3. Até tenho água na boca...que sorte a da tua mãe em ter aí alguém tão desejoso de cozinhar...
    Não vejo receitas com figos. É sinal que ainda não estão maduros. Tenho que controlar essa questão:-)
    Não sei se estão mesmo a acabar mas aproveitem bem os últimos dias.
    Bjs
    A "outra" mãe

    ReplyDelete
  4. Vão ser literalmente umas férias deliciosas!
    Esses pêssegos são mesmo bons, tb gosto, e imagino no bolo...

    :)
    Beijinhos

    ReplyDelete
  5. Estou com imensos pessegos, já fiz doce, e muitas coisas com eles mas este bolinho está divino, deve ser muito delicioso!

    ReplyDelete