Tuesday, April 06, 2010

Abóbora - Parte I

Repara, pus a abóbora estrategicamente ao lado da tua tigela para não te esqueceres de levar!” disse o M. ontem, depois do nosso famoso jantar das segundas. Olhei para a minha tigela, que nessa noite tinha levado a sobremesa (hotcakes de mel e limão – agora estou fã de hotcakes!) e vi um enorme saco cheio de abóbora, já descascada e aos cubos – um mimo! O M. e a J. são, sem dúvida, o casal que eu conheço que tem mais vegetais e fruta em casa e ontem tinham estado a “tratar” de uma abóbora que deve ter dado para aí uns 6kg, já arranjada. Eu devo ter levado um bom quilo e meio, se não mesmo 2!

Bom, então hoje cheguei a casa cheia de fome, abri o frigorífico e claro que a primeira coisa que vi foi abóbora. Não sei se acontece o mesmo convosco, mas quando tenho muita fome e pouca paciência só me apetece comer pão com qualquer coisa, de preferência salgada, mas não com abóbora. Porém, ao vê-la tão arranjadinha, pronta a usar e em tanta quantidade, achei por bem esperar um pouco, deixar o pão para o pequeno-almoço, encher-me de paciência e fazer uma refeição decente com abóbora. Lembrei-me do livro da Mafalda Pinto Leite pois tinha a certeza que ela tinha receitas rápidas com abóbora. E ali estava ela, a receita de risotto de abóbora com mel. Foi a minha inspiração. Adaptei-a um pouco, não assei a abóbora, não usei mel nem gengibre. Em vez disso, dei-lhe um sabor mais provençal, com muitas ervinhas, secas porque não tinha frescas, mas resultou bem na mesma. Ficou delicioso, super saboroso, mesmo o que queria.


Risotto de abóbora

1 ½ chávenas de arroz tipo Arborio
2 chávenas de abóbora cortada em cubos de 1,5cm de lado
1 cebola, picada
1 dente de alho. picado
1 ½ c. chá de ervas da Provença
1 caldo de legumes com ervas (usei 1 cubo biológico, da marca Rapunzel)
1 c. sopa de manteiga sem sal
2 c. sopa de azeite
Água a ferver (cerca de 750ml)
Sal e pimenta a gosto

Num tacho, ferva a água e junte o caldo de legumes em cubo, mexendo até dissolver. Deixe esta água ao lume de modo a que esteja sempre a ferver ligeiramente. É esta água aromática que vai usar para fazer o risotto. Entretanto, leve outro tacho ao lume com o azeite e salteie a cebola, o alho e as ervas durante 2 minutos. Junte a abóbora e deixe cozinhar mais 5 minutos, mexendo de vez em quando. Junte o arroz e mexa bem. Vá deitando conchas cheias da água aromática, deixando absorver cada uma totalmente antes da próxima adição, e mexendo sempre. Este processo deve demorar entre 15 a 20min. Caso seja preciso pode sempre adicionar mais água, até o arroz estar cozinhado al dente e com um aspecto cremoso. Fora do lume junte a manteiga e tempere com sal e pimenta a gosto. Antes de servir, tempere com um fio de azeite.

Pin It Now!

5 comments:

  1. Olá!
    Fazendo justiça, devo confessar que quem descascou a abóbora foi a C. :) Chegou lá a casa com um grande sorriso vinda da praia, e perguntou "o que é que eu posso fazer?" hum... "descascar abóbora?" E lá passou a desgraçada um hora, com muito boa vontade, de volta da dita, mas sempre com um sorriso.
    Fico muito contente com esta receita já que a minha parte da abóbora ainda está dentro do saco e eu não sabia o que fazer com ela! Agora já tenho uma dica!
    Quanto ao frigorífico cheio de vegetais, é um hábito bom que a J. trouxe ao frigorífico lá de casa. E são quase sempre todos da "nossa" horta!

    ReplyDelete
  2. Olá Diana! Só hoje descobri este teu blog e...fiquei encantada! Parabéns! As fotografias são fantásticas, as receitas irresistíveis e as descrições virtualmente deliciosas! Eu não como carne e consegui tirar uma série de ideias, já para não dizer que estou ansiosa por experimentar os hotcakes este fds. Muito obrigada pela inspiração e beijinhos, Marina (prima)

    ReplyDelete
  3. Ja estou a planear passar no Principe Real no Sabado compar abobora :-).Parece mesmo bom!!!

    ReplyDelete
  4. M., acho que se fizeres isto para a J. ela vai adorar!

    Marina! Que boa surpresa! Eu, apesar de comer carne, acabo sempre por escolher receitas para para o veggie por isso vais mesmo encontrar algumas sugestões por aqui!

    Sanda e A., garanto-vos que o sabor não fica atrás do aspecto! Bons cozinhados!

    ReplyDelete