Tuesday, March 16, 2010

Salada de espinafres, croutons e queijo feta

Esta é a minha combinação preferida numa salada: folhas verdes, pão e queijo, tudo com muito azeite e vinagre balsâmico.


Mas vamos por partes. Primeiro as folhas verdes, pode ser alface, rúcola, canónigos ou, neste caso espinafres. Depois o pão, ou melhor, os croutons caseiros, nunca comprados já feitos. E sempre tostados na hora, com azeite e alho ralado. Por fim o queijo, de cabra de preferência, neste caso Feta.

O resto são pequenos detalhes: o abacate pode também ser maçã ou pêra, os rabanetes podem ser beterraba ou tomate. Por cima há sempre lugar para uns frutos secos e umas sementes tostadas - não nesta foto, mas muitas vezes no meu prato!

Salada de espinafres, croutons e queijo feta (1 porção)

1 mão cheia de espinafres
2 fatias de pão tipo alentejano, sem codea
1 alho pequeno ralado
1+2 c.sopa de azeite
1 c. sopa de vinagre balsâmico
1/4 de abacate
2 rabanetes
1/2 lima
Sal
2 c.sopa de queijo feta esfarelado

Para fazer os croutons, ligue o forno na opção grill. Corte as fatias de pão em cubos e junte 1 c.sopa de azeite e o alho ralado. Misture bem, deite sobre uma folha de papel prata e leve ao forno, mexendo de vez em quando para tostarem uniformemente. Assim que estiverem dourados, retire do forno e reserve enquanto prepara o resto. Corte o abacate e os rabanetes às fatias e regue tudo com sumo de 1/2 lima. Numa tijela misture o resto do azeite com o vinagre e o sal (a gosto), junte os espinafres e os croutons e mexa bem. Coloque tudo num prato ou numa taça e salpique com o rabanete e o abacate. Por fim polvilhe com o queijo.
Pin It Now!

2 comments:

  1. Adoro saladas por isso ando sempre à procura de novos sabores e ingredientes. A minha sugestão é em alternativa ao simples tempero de azeite e vinagre juntar a estes uma col. sobremesa de mostarda dijon, sal e pimenta e misturar com a varinha mágica e regar por fim a salada com este molho. Também fica delicioso. Obrigada pelas ideias fantásticas!

    ReplyDelete
  2. Adoro mostarda, mesmo! Eu como mostarda no pão como quem come manteiga no pão. E de facto fica óptimo no tempero da salada!

    ReplyDelete