Tuesday, January 05, 2010

Sopa de cenoura e gengibre


Feliz Ano Novo!

Primeiro, deixem-me dizer-vos que o nosso jantar foi um sucesso. Fomos jantar à casa nova dos nossos amigos M. e J. Eles têm uma cozinha enorme, tipo 10 vezes o tamanho da minha, super bem equipada, com uma bimby e tudo! Eu mal posso esperar para ter uma cozinha grande, “com muito espaço para desarrumar”, como diz o N….!

Passando à comida, o creme de abóbora com mousse de requeijão estava delicioso. A receita era muito simples e no final levava sumo e raspa de laranja, o que lhe dava um saborzinho muito especial. Quanto ao risotto de caipirinha, bem… nem tenho palavras de tão bom que estava! Normalmente um risotto é assim mais para o gorduroso por causa do queijo e da manteiga, mas nesta receita não havia queijo e a pouca manteiga que levava era “cortada” pelo sabor das raspas das limas. Muito equilibrado e leve e… perfeito!

A primeira receita que escolhi para 2010 foi sopa de cenoura com gengibre. Pois é, gengibre outra vez – estou in the mood for ginger! Além de ter imenso sabor, o gengibre tem também efeitos terapêuticos, sendo uma das plantas medicinais mais populares. O chá de gengibre, por exemplo, é muito bom para as constipações, o xarope é bom para as dores de garganta e as compressas quentes de gengibre aliviam as dores de cabeça. Já a cenoura, toda a gente sabe que a cenoura é uma óptima fonte de provitamina A, fazendo maravilhas à visão e à pele. E agora que “aprendi” a juntar laranja às sopas, já não quero outra coisa.


Sopa de Cenoura com gengibre

5 a 6 cenouras médias, bem lavadas ou descascadas
1 c. de sobremesa de gengibre fresco ralado
2 dentes de alho
1 cebola média
1 c. sopa de azeite
Raspa e sumo de ½ laranja
Sal, pimenta e noz moscada
3 a 4 chávenas de água

Num tacho médio, aqueça o azeite e junte os alhos e o gengibre e mexa durante 1 minuto. Adicione a cebola cortada aos pedaços e deixe cozinhar mais 2 minutos. Junte as cenouras, também cortadas aos pedaços e cozinhe durante 5 minutos. Junte a água, tape o tacho com a tampa e deixe cozinhar em lume brando durante 40 minutos, ou até conseguir desfazer facilmente a cenoura com a colher de pau. Passe tudo com a varinha mágica e junte a raspa e sumo da laranja. Tempere a gosto com sal e noz-moscada. Antes de servir pode junte mais um pouco de gengibre fresco ralado e pimenta acabada de moer.

Nota: eu acompanhei a minha sopa ao almoço com umas fatias de pão de sementes torradas, barradas com queijo creme e salpicadas com azeite, pimenta e alecrim.


Pin It Now!

4 comments:

  1. que aspecto delicioso... vou fazer :p
    Parabéns pelas fotos no blog da MPL ;)

    ReplyDelete
  2. este blog está cada vez melhor!
    para além das receitas deliciosas, agora até temos indicações terapeuticas! gosto, gosto!

    quando precisares de ajuda, fazemos uma parceria ;)

    ps- eu tb sou fã de gengibre e ultimamente adiciono em pó a um chá rooibos ou vermelho, o sabor é óptimo e é ideal para aquecer nestes dais mais frios, pois activa a circulação.

    ReplyDelete
  3. Sim, sim, toca a fazer a sopa, faz mto bem e sabe ainda melhor!!

    Rita, obrigada pelo comentário, espero que o blog da Mafalda me dê muito trabalho ;)

    MJ do meu coração, lembrei-me tanto de ti quando estava a escrever isto! Temos que fazer umas receitas "terapeuticas" em conjunto!

    ReplyDelete