Sunday, January 10, 2010

Banana Bread


Acabei de tirar estes pequenos do forno. Estão deliciosos! Há muito tempo atrás tentei fazer banana bread e não gostei muito. Esta receita saiu bem melhor e como estava ansiosa por experiementar este conjunto de formas que recebi no Natal (obrigada Gambas!), nem sequer usei a tradicional forma rectangular.

Banana Bread (adaptada dos livros "A Homemade Life" (Molly Wizenberg) e "Mary Berry's Ultimate Cake Book")

2 chávenas de farinha sem fermento
3/4 chávena de açúcar amarelo
3/4 c. chá de bicarbonato de sódio
1/2 c. chá de sal
1/4 c. chá de noz moscada
1/2 c. chá de canela
2 ovos
1 iogurte natural
1/2 chávena de manteiga derretida
3 banana maduras, em puré (ou esmagadas com a ajuda de um garfo)

Numa tigela misture todos os ingredientes secos: a farinha, o bicarbonato, o sal, e as especiarias. Numa outra tigela, bata os ovos com um garfo, junte o iogurte, a manteiga derretida e por fim as bananas. Mexa bem. Deite esta última mistura por cima da primeira e misture bem, mas não demasiado. Reserve a massa no frigorífico durante 1h, mais ou menos. Pré-aqueça o forno a 180ºC. Entretanto unte uma forma rectangular e encha com a massa. Leve ao forno durante 40 a 50 minutos ou até a massa estar totalmente cozida.

Nota: como já disse, eu usei outro tipo de forma, não a tradicional; podem fazer o mesmo desde que tenham sempre em atenção de não encher demasiado a forma, de modo à massa não sair por fora à medida que vai cozendo e crescendo!
Pin It Now!

8 comments:

  1. Estes paezinhos de banana têm um aspecto simplesmente delicioso ! E a fotografia está espectacular ! Dá vontade de pôr a "mão no forno e tirar um bolinho..."

    ReplyDelete
  2. parabéns diana pelas fotos no blog da mafalda pinto leite!

    estão muito boas, dão mesmo contade de cozinhar e comer...

    beijinhos

    ReplyDelete
  3. Sempre tive receio de fazer pão de banana... sou capaz de guardar esta tua receita, se dizes que resultou bem.
    As forminhas são o máximo!
    Um beijinho.

    ReplyDelete
  4. Olá Marina, acho que se experimentares a receita vais gostar muito. A textura do "banana bread" é menos fofa que um bolo normal, é mais densa e não tem nada a ver com a textura de "pão". Também não é muito doce, para mim está no ponto da doçura. O facto de levar muita banana também ajuda a adoçar e a fazer com que o resultado fique mais húmido e menos seco. Aqui em casa foi um sucesso :)

    ReplyDelete
  5. Olá Diana! Parabéns pelo blog e pelas fotos ( estas e todas as outras que tb já fui espreitar), que são o máximo! Experimentei esta receita ontem e acho que, de facto, está no ponto de doçura! Adorei as formas, sabes onde posso encontrá-las?

    ReplyDelete
  6. Obrigada Filipa!
    As formas são da Area - são amorosas, não são!? Aliás, esta última colecção de cozinha da Area é linda, se pudesse comprava tudo :)

    ReplyDelete
  7. Parabéns pelos bolinhos e pela fotogarfia... Também adoro a culinaria e a fotografia! Amei seus potinhos! lindos!!! Ja estou te seguindo!

    ReplyDelete