Tuesday, January 12, 2010

You can never go wrong with pasta!



Eu gosto do estilo simples das receitas que a Heidi do site 101 Cookbooks faz e há uma massa em particular que gosto bastante e que tem sido um “winner” da Ghibli nos jantares das segundas (para relembrar, temos um grupinho de amigos que se reúne praticamente todas as segundas, para jantar). Basicamente é uma massa no forno, com mais uns ingredientes à mistura. Ela tem duas receitas de massa no forno mas ambas partilham a mesma fórmula:
- A massa é curta (nada de fettucini e etc)
- Leva sempre queijo (ou mozzarella, ou f
eta, ou outros)
- Tem sempre umas folhas verdes tipo espinafres ou couve, cozidas durante uns segundos na água da massa
- Um pouco de raspas de limão
- E amêndoas laminadas tostadas
A partir desta base pode-se adicionar outros vegetais, ervas aromáticas, azeitonas, enfim, o que se quiser.
Desta vez acrescentei uma lata de feijão manteiga, para aumentar um pouco a quantidade de proteínas, pus bastante queijo e, como a única erva aromática que continua viva na minha varanda é o alecrim, salpiquei tudo com uns raminhos de alecrim fresco.


Massa no forno (adaptada das receitas “Almost cheeseless pasta casserole” e “Baked pasta casserole” do site 101 Cookbooks)

250gr massa de cotovelos
1 molho de espinafres frescos, lavados e cortados em pedaços
2 gemas
100gr queijo creme
100gr de chèvre
50gr de gruyère ralado
3 alhos ralados
100gr amêndoas laminadas
Raspa de um limão
1 lata de feijão manteiga, escorrida
Azeite, sal e pimenta
Uns raminhos de alecrim

Numa frigideira pequena, toste as amêndoas laminadas durante cerca de 7 minutos e reserve. Num tacho grande, coza a massa de acordo com as instruções. Quando faltar cerca de 1 minuto para terminar a cozedura, junte os espinafres. Escorra tudo. Entretanto numa tigela grande desfaça as gemas com a ajuda de um garfo e junte o queijo creme, os alhos ralados e a raspa de limão. De seguida adicione a massa, os espinafres e o feijão e misture bem. Adicione metade das amêndoas laminadas tostadas, e desfaça em pedacinhos cerca de metade do chèvre. Tempere tudo com um pouco de azeite, sal e pimenta. Deite a massa num recipiente próprio para levar ao forno e polvilhe com o resto do chèvre, o gruyère e umas folhinhas de alecrim. Leve ao forno durante 30 minutos ou até o topo estar tostado.
Pin It Now!

5 comments:

  1. Receita que vou fazer para o teu irmão. É mesmo o género dele e não dá trabalho nenhum. Teresa mãe

    ReplyDelete
  2. Muito deliciosa esta receita e a foto está linda!
    Realmente, rica em nutrientes!
    Parabéns pela dica!
    Cybele

    ReplyDelete
  3. Querida Di,

    Gostei da ideia original de fotografar o "pão de banana"ainda no forno e as formas já as vi em algum lado,hum...? ;)

    Esta receita da massa vou experimentar esta semana! Fico super animada quando fazes receitas simples :) :) Ai! Esta preguiça para cozinhar tem que acabar!

    Quanto às fotos da MPL, ficaram muito bem, muito cuidadas, ao pormenor. Parabéns.
    E apesar de gostar de referir apenas o positivo, tenho que deixar aqui uma nota de desagrado ao blog da Mafalda P. Leite. Será que o teu nome podia estar mais pequeno nas fotos?? E porque é que não colocaram o teu blog a seguir ao teu nome? Bom... eu sei porquê, mas não digo.

    Continua com o bom trabalho amiga, que com a tua creatividade, dedicação e carinho, não faltarão portas abertas ao longo do teu caminho.

    ReplyDelete
  4. De facto, este tipo de receita é o ideal para quem não quer ter muito trabalho e ainda assim quer uma refeição nutritiva e completa! A sério que vão gostar muito!

    Méri, confesso que receitas longas ou demoradas tb me desanimam um pouquinho, principalmente nesta fase da minha vida que não tenho tanto tempo como gostaria de ter para cozinhar e ir às compras etc... assim é bom facilitar não só nos ingredientes mas também no modo de execução, pois o que interessa mesmo é ser tudo saboroso e que fiquemos felizes com o resultado!!
    Tb fico muito contente que tenhas gostado das minhas fotos, a tua opinião é muito importante pois não posso deixar de recordar que foste tu quem fez as primeiras fotos do meu blog e que foste tu que me ajudaste quando quis seguir com a fotografia sozinha :) - e ainda ajudas ;)

    ReplyDelete
  5. Esta noite vai ser o jantar lá de casa. Ainda bem que comprei aquele molho de espinafres fresquinhos!!!

    Adoro o blog e as fotos... lindas!

    Beijinhos e até amanhã

    ReplyDelete