Thursday, October 15, 2009

Café com leite e mais umas coisas

Todos os dias de manhã, antes de ir trabalhar, adoro saborear uma chávena de café com leite, mesmo até à última da hora. Sou capaz de me levantar antes das 8h (não muito antes…), beber o meu café a ver o e-mail, a ler mais umas páginas do meu livro ou apenas a preguiçar de pijama. E só quando não consigo mais adiar, é que me vou arranjar (isto tem me valido alguns atrasos, é verdade, mas sabe tão bem…).

Há uns tempos atrás (tipo, anos), lembro-me da minha amiga M. pequena comentar que gostava de acordar ao fim-de-semana e comer pão com requeijão (ou seria queijo fresco…?) e beber tisana de chá verde com limão da Pleno. Era assim, sempre ao fim-de-semana. A Ghibli também já partilhou no seu blog que, quando era mais nova, costumava acordar com um grande sumo de frutas ao fim-de-semana.

E vocês? Têm algum tipo de "ritual de comida"? Não tem que ser ao acordar, de manhã ou ao pequeno-almoço. Pode ser qualquer um. Bom, não estou a falar em comer peru no Natal ou cabrito na Páscoa (isso é mais uma tradição que um “ritual”).

Quando era mais nova, eu e as minhas amigas fazíamos todos os dias uma “razia” aos croquetes do bar do colégio. Compravamos um, dois, três e às vezes até quatro croquetes por dia. Éramos doidas por croquetes! Agora são mais as empadas de galinha...!
Fico à espera dos vossos "rituais" na janela dos comentários :)
Pin It Now!

7 comments:

  1. É um desafio giro:

    Lembro-me do leite com café que era a bebida obrigatória ao lanche ou ao pequeno almoço que a minha tia preparava. Pode parecer banal... mas o leite era sempre do dia e, literalmente, da vaca que a leiteira deixava todos os dias ao portão, e o café era o café das "velhas".

    O meu pequeno almoço clássico, sempre foi um copo de leite com chocolate bebido em 4 segundos. O pior era quando o leite estava estragado... normalmente descobria tarde demais. É o problema dos 4 segundos....

    No ciclo (que em almeirim não havia colégios) troquei muita vez a senha do almoço que a minha mae me mandava comprar por uma sandes de rissol. Ao lanche era conhecido por comer 2 croissants com fiambre e manteiga!

    De resto lembro-me do melhor prato do mundo: os rissois de peixe da minha mãe! O ritual era simples. Comer enquanto havia, não importa quantos! Acabou quando a minha mãe soube que já na faculdade deixei os rissois que lhe levavam horas a fazer uma semana inteira dentro da geleira. Foi a última vez que tirando os meus anos, a minha mãe me fez rissois... :( snif snif

    Foi o meu comentário mais longo de sempre, mas gostei muito do desafio! É giro!

    ReplyDelete
  2. Amiga, lembro-me tão bem desses croquetes "sagrados"!
    Lembro-me da textura, da parte de fora que ficava mais crocante e que nós tiravamos pouco a pouco até ficar o recheio :P A verdade é que nem eram nada de especial, mas sabiam tão bem, não era?

    Quanto aos meus rituais, posso dizer que passam também pelo pequeno-almoço.
    Um bom sábado começa com um bom café com leite (de arroz ou de aveia, nada de vaquinhas...) e duas torradas de pão integral com sementes com um pouco de azeite. Tudo isto acompanhado de uma boa revista e um jornal, e sou uma menina feliz! :)

    ReplyDelete
  3. Di,

    O meu ritual matinal é, desde que me lembro, uma chávena de café com leite acompanhada de meio (sim, meio) pão fresco com manteiga President (se a manteiga for outra, não tomo o pequeno-almoço em casa :)). Desde que a Teresinha nasceu, este meio pão é, ao fim-de-semana, substituído por um fresco e fofo bolo de laranja com "crosta" de açucar que todos adoramos e que eu, com toda a paciência do mundo, faço na véspera, já bem tarde, quando todos foram dormir...

    Adorei o desafio;)Um beijinho

    ReplyDelete
  4. Hmmm, que maravilha! Vocês não imaginam o prazer que tenho em ler o que vocês escrevem :) já estou com "água na boca" só de imaginar estes petiscos!

    ReplyDelete
  5. olá Diana!

    para mim, o pequeno-almoço tem que ter cereais com leite ou iogurte.
    em criança, comecei com cerelac e nestum e na adolescência evoluí para weetabix, fitness, muesli, granola (a tua receita!).

    o chá também é indispensável para mim, de manhã, à tarde e à noite, quente, frio ou morno, preto, verde, vermelho, de ervas ou de frutos!

    beijinhos

    ReplyDelete
  6. Vim aqui ter por acaso e adorei o blog.
    O mais engraçado é que um nomes que tinha como possíveis para o meu blog era precisamente "In the mood for...".
    No meu caso a inspiração vem do filme, imagino que aqui seja o mesmo. :)

    No colégio tínhamos uma fixação pelas tostas barradas com manteiga, apinhadas em tijolo! Vã-se lá saber a razão, mas nada nos sabia melhor do que aquilo.
    Mais tarde na fac a minha amiga inês tb atacava os croquetes, mas eu não passava um dia sem a(s) minhas merendas mistas.

    Actualmente o ritual que mais me satisfaz é mesmo o do pão de domingo.
    Faço sempre pão caseiro, mas nos domingos de Inverno, não há nada melhor.

    Beijinhos e parabéns pelo blog.
    :)

    ReplyDelete
  7. Mi, já vi que andaste a fazer a receita da granola e a adaptaste ao teu gosto! Fizeste muito bem :)


    Gasparzinha, pão caseiro... que maravilha! Tenho que ir ao teu blog tirar uma receita :)

    ReplyDelete