Monday, July 27, 2009

Tarte de pêssegos, pêras e cerejas e Farfalle com atum, pimentos e espinafres

Eu sei que estou em falta. Por isso, no sábado quando acordei disse para mim mesma “Hoje tenho que cozinhar!”. E assim foi. Tarte de pêssegos, pêras e cerejas e Farfalle com atum, pimentos e espinafres.


Já há uns dias que andava a “namorar” a receita de tarte de pêssegos com crème fraîche do site Smitten Kitchen, quando, na terça passada, a mãe do N. me apareceu aqui em casa com pêssegos, alperces, cerejas e pêras, todos bem maduros, para comer "rapidamente". Os alperces, comi-os logo e a um dos pêssegos também não consegui resistir, mas tudo o resto foi para dentro da tarte. E digo-vos que ficou bem boa: a massa é muito rústica, a combinação de frutas é maravilhosa, e é sempre uma surpresa qual das frutas é que vai calhar no nosso prato! Sigam a receita aqui.

E se quiserem outras combinações de fruta, aqui ficam sugestões infalíveis:
- maçã ou peras com amoras
- pêssegos ou alperces com framboesas

Já me têm dito que é difícil encontrar crème fraîche e no supermercado onde vou regularmente também não costuma haver. Por isso tentei substituir crème fraîche por queijo mascarpone e gostei bastante do resultado.


Algumas fotografias depois e continuei com o Farfalle. Esta é daquelas receitas que surgem por acaso, quando se compram ingredientes sem pensar o que fazer com eles e, uns minutos mais tarde, sai uma refeição simples e saborosa. Fui buscar inspiração à massa com vegetais assados que fiz há uns meses atrás, juntei atum e espinafres e aproveitei o resto do queijo mascarpone. Por favor, juntem os espinafres crus, não os cozinhem, comer espinafres crus é óptimo, e no verão sabe bem melhor do que cozidos ou salteados.


É verdade que gosto muito de cozinhar. Mas também gosto muito de ir à praia. E se bem que não se pode comparar uma coisa com a outra, a verdade é que não consigo ficar todo o dia na cozinha quando lá fora está um sol maravilhoso e um calor apetecível. A seguir ao almoço tardio, fomos até à Praia da Calada, uns km’s acima da Ericeira. E no caminho de volta, não resistimos a um belo arroz de tamboril, num restaurantezinho em Ribamar. Foi um sábado perfeito.



Farfalle com atum, pimentos e espinafres

400gr farfalle
2 latas de atum escorrido
1 pimento encarnado cortado às rodelas, sem sementes
2 cebolas roxas, cortadas às rodelas
2 dentes de alho bem picados ou ralados
3 c. sopa de azeite
2 mãos-cheias de espinafres crus
10 folhas de mangericão
2 c. sopa bem cheias de queijo mascarpone
1 c. chá de mostarda
Sal e pimenta

Pré-aquecer o forno a 200ºC. Num pirex, junte o pimento, as cebolas, o alho e o azeite e tempere com sal e pimenta. Leve ao forno durante 20min ou até os vegetais estarem assados. Entretanto, cozinhe a massa de acordo com as instruções do pacote e reserve duas colheres de sopa da água de cozedura. Com a ajuda de um garfo desfaça o atum e junte aos vegetais. Adicione também a massa já cozida. Numa taça à parte, misture bem o queijo mascarpone, a mostarda e as duas colheres de sopa de água. Adicione o molho à massa e misture bem. Antes de servir junte os espinafres e o mangericão e misture novamente.



Pin It Now!

6 comments:

  1. essa tarte rústica está um espectaculo... e até o farfalle. adoro massa.
    as fotos da praia também... mas eu dispenso. adoro ir a praia no inverno... ou ir até uma esplanada no verão comer uns caracóis... agora ir fazer praia... detesto!

    ReplyDelete
  2. Ooh Jú! Detestar fazer praia é muito forte... é tão relaxante ouvir as ondas, ver o azul do mar, sentir o calor do sol no corpo, cheirar a maresia, para não falar em comer na praia, parece que as sanduiches e a fruta ficam com mais sabor a seguir a um belo banho de mar!!!

    ReplyDelete
  3. ADORO (com letra grande mesmo!) a foto da tarte! Tem aquele tom ligeiramente azulado que tínhamos falado que resultava lindamente com atmosferas rústicas! :)

    Muito bem! Parabéns pelas fotos e pelo post, com sabor a mar e férias!|

    ReplyDelete
  4. :D foi tirada em contra-luz na cozinha com o white balance em automático e sem luz artificial - aconteceu ficar assim!

    ReplyDelete
  5. Quando vier de carro, trago-te fruta da casa de são joão de lorosa para fazermos uma tarte desta juntas!

    ReplyDelete
  6. estou a ressacar a ausência de novos posts neste blog... arrgghhh.... doi!

    ReplyDelete