Saturday, August 08, 2009

Gelado de Pêssego

Estamos no pico do verão e um gelado sabe sempre bem.

Eu não faço assim tantos gelados mas, há cerca de 1 ano e meio atrás, por volta do Natal, comentei com o N. que gostava de ter uma máquina de fazer gelados (nessa altura do ano dou-lhe sempre duas ou três “dicas” de potenciais presentes!). E ele, lá me “surpreendeu” com uma, claramente a contar com o proveito que iria ter do uso que eu lhe daria!

Caso não tenham uma máquina de fazer gelados, não se preocupem. O truque para obterem um gelado cremoso é mexerem-no de hora a hora enquanto ele está no congelador, de maneira a ir quebrando os cristais de gelo que se vão formando no processo de congelação.

Gelado de Pêssegos (inspirado nas receitas do livro “The Perfect Scoop” do David Lebovitz)

4 pêssegos, sem caroço e cortados aos gomos
½ chávena de água
½ chávena de açúcar
1 chávena de natas gordas (não usem light, parte da cremosidade do gelado vem da gordura das natas)
Umas gotas de sumo de limão

Num tacho médio, leve os pêssegos e a água ao lume durante 8 min ou até os pêssegos estarem cozidos. Retire do lume, junte o açúcar, mexa e deixe arrefecer. Com os pêssegos à temperatura ambiente, reduza-os a um puré, com a ajuda de uma varinha ou de outro tipo de triturador. Prove e se achar que tem textura a mais, passe por um passador. Junte as natas e o sumo de limão, mexa bem, coloque num recipiente e leve ao frigorífico de um dia para o outro. Faça o gelado de acordo com as instruções da sua máquina ou, coloque a mistura no congelador e vá mexendo com um garfo ou batedeira, de hora a hora, até achar que o gelado está com a consistência que deseja.

Pin It Now!

1 comment:

  1. mas que gelado maravilhoso... poxa... que cor, que textura, que foto, então o sabor... deve ser optimo.

    ReplyDelete