Tuesday, May 19, 2009

Sopa de courgettes e funcho

Devia comer mais sopa. Não é que não goste, muito pelo contrário, eu adoro tudo o que tenha vegetais. O meu problema ultimamente tem sido mais logístico. É que mudei de casa há 6 meses e ainda não tenho uma boa panela de sopa.

E o que é uma boa panela de sopa? Na minha cozinha/casa é uma suficientemente pequena para caber no armário e no lava-loiça (é verdade, não tenho máquina de lavar loiça…) e suficientemente alta para, quando passo a varinha na sopa, esta não espirre por todos os lados. E é exactamente isso que tem acontecido sempre que faço sopa, daí a minha desmotivação.

Porém, enganam-se os que acham que comprei uma panela dessas (aliás algo teria que sair cá de casa para essa panela entrar :D ). Usei um jarro e já não quero outra coisa! Primeiro, a sopa não espirra quando passo com a varinha, depois já fica num recipiente, pronto a servir e pronto a guardar, não preciso de usar conchas e o efeito visual é muito melhor!

Sopa de courgettes e funcho

1 courgette
½ funcho
1 cebola
1 batata
1 dente de alho
Água q.b.
Sal e azeite a gosto

Cortar os vegetais em pedaços e levar ao lume num tacho médio. Deitar água suficiente até cobrir os vegetais e cozinhar até estarem todos bem cozidos (de modo a que se desfaçam apenas com a pressão das costas da colher de pau). Passar com a varinha mágica, ajustar a água de necessário e temperar a gosto com o sal e o azeite.

Nota: antes de servir gosto de por um pouco de pimenta acabada de moer e um pouco de queijo, desta vez feta.
Pin It Now!

4 comments:

  1. Mas onde é que entra o jarro na equação?

    ReplyDelete
  2. o jarro só entra no meu caso, pq a minha panela é muito baixa... a sopa sai da panela para o jarro, a varinha entra no jarro(normalíssimo, do ikea), suficientemente alto, e voilá: sopa moída sem espirros, pronta a servir e pronta a guardar! - obvio que isto só dá para pequenas quantidades de sopa, mas logisticamente, não posso mesmo fazer mais :/

    ReplyDelete
  3. Eu como nao tenho varinha uso sempre o liquidificador:)
    O resultado acaba por ser ainda melhor porque a sopa fica mais cremosa, com mais ar.
    Vou experimentar essa, yummy

    ReplyDelete
  4. ai se eu tivesse um liquidificador...! Os meus electrodomésticos resumem-se a: uma batedeira (boa, muito potente) uma varinha mágica e uma mini chaleira! Eu nem tenho uma balança - mas tenho um copo medidor e um set de cups muito profissional!

    ReplyDelete