Friday, May 15, 2009

Scones com manteiga e doce de morangos

Às vezes, por mais cansada que esteja quando chego a casa, acabo sempre por relaxar a cozinhar. Principalmente se for qualquer coisa que envolva qualquer tipo de massa. Esta semana andei a fazer scones. Estaladiços por fora, muito macios por dentro, morninhos com manteiga e doce, hmmmm! E porque não torna-los mais saudáveis usando farinha integral? Melhor do que isto, só se o doce for caseiro :)


(12) Scones integrais

2 chávenas de farinha integral
1 chávena de farinha
½ chávena de açúcar
4 c. chá de fermento
80gr de manteiga, cortada aos cubos
1 chávena de leite + um pouco para pincelar os scones

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Numa tigela média misturar as farinhas, o açúcar e o fermento. Com as pontas dos dedos, misturar a manteiga até a massa ficar tipo “areia”. Abrir um buraco no centro e deitar o leite. Com um garfo, mexer até a massa ficar uma bola. Numa superfície enfarinhada, estender a massa de modo a que esta fique com 2cm de altura. Cortar a massa com um cortador redondo (+ ou - 5cm de diâmetro), e dispor os scones num tabuleiro. Pincelar com um pouco de leite antes de irem ao forno. Deixar cozer durante 20/25min, até estarem dourados.


Doce de morangos (receita rapidíssima)

1 chávena de morangos, lavados e sem pé (o restinho dos morangos biológicos do último fim-de-semana!)
¼ chávena de açúcar
¼ chávena de água

Levar um pequeno tacho ao lume com o açúcar e a água e deixar ferver durante 10min. Juntar os morangos e cozer durante mais 10min. Deixar arrefecer antes de servir.
Pin It Now!

No comments:

Post a Comment