Tuesday, April 21, 2009

Vanilla petits pots de crème


Segunda-feira pode ser um dia complicado. Voltar ao trabalho depois do fim-de-semana e tal… não fossem os célebres jantares em casa da ghibli e do n., estes dias custariam muito mais. Cada semana há um ‘Chef’ encarregue de preparar o prato principal. Hoje ofereci-me para levar petits pots de crème com aroma a baunilha.

E o que é um petit pot de crème? Para quem é familiar com o termo custarda, digamos que é uma custarda cozinhada em banho-maria. Para quem estes termos não dizem nada, é algo entre leite creme e pudim! Leiam mais aqui.


(6) Vanilla petits pots de crème (receita adaptada do site La Tartine Gourmande)
200ml natas
300ml leite meio gordo
2 ovos + 1 gema
1/3 chávena de açúcar
1 vagem de baunilha

Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Num tacho médio, ferver as natas, o leite e a baunilha. Retirar do lume e deixar em infusão durante 30 minutos. Entretanto, numa tigela, bater os ovos, a gema e o açúcar. Coar o leite quente aos poucos sobre a mistura de ovos e mexer bem. Remover a espuma que se possa ter formado à superfície e deitar a mistura em pequenas tigelas tipo ramekins. Colocar os ramekins num tabuleiro com água, de modo a que fiquem meio imersos. Levar ao forno durante 40 min ou até estarem firmes no centro. Deixar arrefecer e colocar no frigorífico algumas horas antes de servir.


Pin It Now!

2 comments: