Wednesday, April 22, 2009

Lombinhos de porco preto

Confesso que não tenho muito jeito para cozinhar carne. Apesar de não ser vegetariana, a carne não faz parte do meu dia-a-dia nutricional e sendo assim também não me esforço muito para aprimorar receitas desse género.

Contudo, tinha uns lombinhos de porco preto no congelador e decidi que estava na altura de os cozinhar. Fui à minha “biblioteca” e nem hesitei na escolha: “A Cozinha de Vítor Sobral” tinha de certeza a orientação que precisava para cozinhar lombinhos de porco na perfeição.

É muito simples, limpa-se os lombinhos de gorduras excessivas, tempera-se com sal marinho e pimenta e cora-se em azeite. A receita completa é mais elaborada, tem uma emulsão de bivalves e umas migas de tomate, mas eu não quis arriscar e acabei por apenas adicionar um pouco de manteiga ao azeite, corei durante 15/20 min, retirei o lombinho do lume e deixei-o a repousar numa tábua, adicionei ½ chávena de vinho branco à frigideira, deixei ferver durante 2 min e, fora do lume, juntei uma noz de manteiga, deixando-a derreter completamente.

“Excelente”, disse o N. depois provar, com um ar sério e franzindo a testa em sinal de muito entendido em assuntos de carne.

Fiquei profundamente satisfeita :)
Pin It Now!

3 comments:

  1. porco preto não é bem carne...
    segundo um dos meus cunhados (o enólogo), "o porco preto é uma oliveira com quatro patas" :)

    ReplyDelete
  2. é melhor não dizer isso ao N. porque ele vai ficar desapontado :D

    ReplyDelete
  3. pois eu gosto bem mais da ideia da oliveira de 4 patas :P

    ReplyDelete