Sunday, April 26, 2009

Queques de cenoura, banana e nozes

“Vou deitar estas bananas fora” disse o N.

“NÃÃÃOOOO!!!!”
gritei eu, em pânico, com receio que já estivessem dentro do caixote do lixo “Eu quero fazer um bolo com essas bananas”.

O N. ficou a olhar para mim com ar de quem não ia comer o bolo, nem que lhe pagassem. Porém, o que ele não sabia é que por dentro daquelas cascas totalmente castanhas, estavam bananas com a consistência perfeita para bolos.

A receita destes queques é inspirada na receita de bolo de cenoura do livro da Mary Berry, do qual já vos falei aqui. E foi muito bem “inspirada”…


No início, o que eu queria mesmo fazer era bolo de cenoura, tal qual, mas, à medida que ia descobrindo que não tinha todos os ingredientes de que precisava, comecei a inspirar-me (leia-se aldrabar) e as coisas começaram a não correr bem: açúcar pelo chão, margarina derretida salpicada por todos os lados, cenoura a mais já dentro da tigela. Comecei a ficar um bocado irritada, nem sequer me dei ao trabalho de tirar a batedeira e mexi tudo “à mão”, e às tantas pensei “só há uma maneira de pôr alguma graciosidade a esta receita – vou fazê-la em pequenas formas”.

Depois de ter sujado todo o tabuleiro, e de sinceramente pensar que assim que os queques saíssem do forno só por milagre é que iria gostar deles, eis que o alarme do forno soou e não é que estavam com óptimo aspecto! Altinhos e dourados por fora, macios e fofos por dentro, não muito doces e saudáveis q.b.!

Queques de cenoura, banana e nozes (adaptada do livro Mary Berry’s Ultimate Cake Book)

225gr farinha com fermento
2 c.chá de fermento em pó
150g açúcar
Uma mão cheia de nozes picadas
150g de cenoura ralada
2 bananas bem maduras, esmagadas
2 ovos
50ml oléo vegetal
100gr margarina derretida

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Colocar 12 formas de papel num tabuleiro de queques.
Numa tigela misturar todos os ingredientes. Deitar igualmente nas formas e levar ao forno durante 15/20min ou até estarem dourados por fora e cozidos por dentro. Deixar arrefecer e polvilhar com açúcar em pó.

Nota: prefiram o açúcar mascavado – eu não tinha em casa mas é melhor do que o branco.
Pin It Now!

2 comments:

  1. SIMMMMMMMMM! Lindos como sempre :)

    ReplyDelete
  2. ...que timing...e eu que acabei de deitar fora umas bananas todas pretas... Para a proxima ja tenho pretexto para fazer um bolo... ;)

    ReplyDelete