Monday, August 06, 2012

Pela Costa Vicentina até Sagres – Parte II


Depois de algumas voltas mal dadas até encontrar a praia da Ponta Ruiva, passei o dia inteirinho a vegetar na areia. Dei um mergulho só para refrescar e foi ouvir música o dia inteiro, sentir a brisa no corpo, mexer na areia quente e respirar o ar limpo, fresco e húmido da beira-mar.


Aproveitei alguns minutos para escrever e (re)criar mentalmente uma receita inspirada na pizza que tinha jantado no dia anterior, no restaurante Pizza Pazza, na Aldeia de Pedralva,  e que tinha sido o meu almoço nesse dia.


Para além de não ter jeito nenhum para fazer massa de pizza, também não gosto de comprar bases de pizza já feitas no supermercado. Então lembrei-me de transformar a pizza do jantar da noite anterior, uma pizza de massa bem fina chamada Tarzan & Jane, com molho de tomate, queijo mozzarella, pimentos e cebola cortados bem fino, milho, espinafres, beringela e ervas aromáticas, numa quesadilla.



As quantidades são um pouco a olho e a receita resume-se a aquecer bem uma frigideira tipo grelha, espalhar um pouco de polpa de tomate numa tortilha tipo mexicana (ou wrap), cubrir de queijo mozzarella ralado e salpicar com cenoura e courgette ralada (eu substituí a beringela por courgette pois cozinha mais facilmente), espinafres cozidos, milho, cebola e pimentos verdes e encarnados em cortados em fatias bem finas, cebolinho, manjericão e salsa picados, mais queijo mozzarella e outra tortilha também barrada com polpa de tomate. Deixar cozinhar bem dos dois lados, até o queijo estar derretido e as tortilhas estarem douradas e estaladiças. Depois é só retirá-las do lume, cortar em pedaços e servir polvilhadas de mais ervas aromáticas picadas.


Dica Naturopatia by Maria

A cenoura é um alimento excelente do ponto de vista nutricional, pela sua riqueza em vitaminas e minerais.
E por muito que pareça um cliché, é de facto benéfica para a nossa visão, pela riqueza em beta-carotenos (que ao serem absorvidos pelo nosso corpo são transformados em vitamina A). Por esta razão, é também aconselhável o seu consumo no Verão, uma vez que os beta-carotenos funcionam como um "protector solar interno" para a nossa pele.
Pin It Now!

6 comments:

  1. A da ponta ruiva só dá para estar com maré baixa, não?

    ReplyDelete
  2. hmm que bonitas imagens, adoro os contrastes! beijo

    ReplyDelete
  3. Olá! Bom, acho que depende da maré baixa, ou seja, se a lua estiver cheia ou nova, é possível que haja menos areia na maré baixa por causa da amplitude da maré, que nesses dias é maior.

    Obrigada Marmita! bjinhos

    ReplyDelete
  4. Gosto tanto da primeira foto deste post! Acho mesmo que transmite o feeling da costa vicentina...Parabéns pelo blog que já leio há bastante tempo e do qual já tirei inúmeras receitas! A de eleição continua a ser a sopa de lentilhas e caril, uma verdadeira delícia!

    ReplyDelete
  5. Que bom Mafalda! Fico muito contente por gostares de passar por aqui :)

    ReplyDelete
  6. parece que estivemos nos mesmos sítios mas em dias diferentes! de facto a costa vicentina tem um encanto delicioso! fui para baixo no dia 6 e fui devegarinho até chegar à zambujeira! depois ficámos por odeceixe e andámos ali a saltitar de praia em praia até dia 11. fomos tb à aldeia de pedralva, embora nunca tenha conseguido jantar no pizza pazza, mas almoçamos no outro onde tb tiraste fotos. ah que sossego de zona, que delícia de praias! é um descanso!

    ReplyDelete