Tuesday, July 31, 2012

Tortilha de espargos brancos, pimento verde e cebola


Fazer tortilhas não é o meu forte. Ou deixo queimar um dos lados, ou fica meia crua por dentro e parte-se, é raro sair bem. E por isso evito fazer. Contudo, fiquei completamente deliciada com esta tortilha que a minha tia fez há umas semanas atrás e achei que devia dar-me uma nova oportunidade e tentar recria-la em minha casa.

Tenho a certeza que quem se considerar um "expert" a fazer tortilhas terá uma técnica muito especial para a fazer, mas quem tiver alguma dificuldade ou algum receio, como eu, aconselho o seguinte (foram os passos que segui e até nem correu muito mal!):
- façam tortilha pequenas, pois são mais fáceis de virar e de cozinhar;
- no primeiro minuto logo a seguir a juntar os ovos mexa-os delicadamente, para ajudar a cozinhar mais rapidamente;
- de seguida tape com uma tampa de um tacho e deixe cozinhar em lume baixo;
- quando a tortilha estiver praticamente cozinhada, desprenda-a da frigideira com a ajuda de uma espátula e deslize-a para um prato grande (a parte mal cozida deve ficar para cima), coloque a frigideira por cima do prato, vire com cuidado e volte a colocar a frigideira ao lume mais um minuto, no máximo.

Se tiverem mais dicas, partilhem nos comentários, sim?! :)




Tortilha de espargos brancos, pimento verde e cebola
6 ovos
1/2 pimento verde cortado às tiras
1/2 cebola cortada às rodelas
1 batata pequena, cozida, sem pele, cortada em cubos de 1-2cm
6 espargos de conserva, cortados em pedaços de 2 cm
Azeite, sal e manjericão

Numa frigideira média aqueça um pouco de azeite, e salteie a cebola e o pimento. Junte a batata e por último os espargos. Bata os ovos numa tigela e tempere com sal. Deite os ovos por cima dos vegetais e deixe a tortilha cozinhar de acordo com os passos descritos acima. Sirva a tortilha com algumas folhas de manjericão.
Pin It Now!

10 comments:

  1. Cá em casa quem faz as tortilhas é o senhor dom marido. E fá-las na perfeição apesar de terem tamanho gigante! O truque é mesmo desliza-las para um prato e depois colocar a frigideira por cima, virar rapidamente e voilá, tortilha para terminar em 2 mins.
    Confesso que só consigo fazer tortilhas de tamanho médio, como as tuas :)

    ReplyDelete
  2. o bom das tortilhas é que rapidamente podem virar ovos mexifos (o que é acontece na maioria das vezes que tento fazer)nem com o truque do prato lá consigo ir ...

    ReplyDelete
  3. Pois eu acho que a tua tortilha está perfeita!

    ReplyDelete
  4. O meu truque foi por no forno para cozinhar a parte de cima.

    ReplyDelete
    Replies
    1. É exactamente isso que eu faço e as tortilhas ficam perfeitas!! ;)

      Delete
  5. Eu aprendi com a minha querida sogra (espanhola) que após "pochar" (a tradução creio que é "entalar"... ou seja... aquele ponto entre o frito e o cozido) a cebola e a batata, estes são vertidos para um recipiente onde já estão os ovos batidos e só depois voltam para a frigideira. Ainda assim acho que o segredo está na proporção ovo/batata ;)
    A tua tem bastante boa cara:)

    ReplyDelete
  6. hummmm, que bela tortilha! E com espargos, que eu adoro, melhor ainda :)

    ReplyDelete
  7. Obrigada pelas vossas dicas! Fico contente por terem gostado do post :)

    ReplyDelete
  8. Diana, obrigada pela partilha e pelo seu blog, gosto muito. é sempre uma inspiração sobretudo quando ando numa ufa ufa com os babes, work, estudos.... e aqui tenho encontrado "food" tão simples mas tão deliciosa. continua!

    ReplyDelete