Sunday, April 01, 2012

Eating the rainbow


Há uns dias atrás partilhei no FB um artigo que gostei muito do site wholeliving. Era sobre comer alimentos das cores do arco-íris e quais as particularidades nutricionais que podemos encontrar em cada tipo de cor.

Eu tenho uma fixação pela cor verde. Acho que a minha alimentação só é verdadeiramente equilibrada se tiver ingerido nesse dia um alimento verde - vale beber um mojito ;). E também descobri que tendencialmente não gosto de misturar muitas cores no mesmo prato, mais por uma questão estética do que outra coisa. Enfim, cada um tem as suas manias!

Daí que este artigo tenha tido um especial impacto sobre mim, pois para cada cor do arco-íris era dada uma receita só dessa cor. Decidi experimentar logo a primeira: pasta com molho de beterraba e ricotta. Ficou ótimo! Quem gosta de beterraba vai-se deliciar com esta massa, que também leva tomate seco ao sol e nozes picadas. Tanto o tomate como as nozes suavizam o sabor a “terra” e doce da beterraba e o queijo ricotta dá um toque fresco e cremoso ao prato. A quantidade de beterraba da receita original pareceu-me um pouco exagerada. Eu usei cerca de um terço da quantidade e deu mais ou menos para três porções. E usei beterraba já cozinhada, em vez de assá-la no forno. Sigam a receita original aqui.



Depois de me aventurar na beterraba, tive, claro está, que seguir para os verdes. Fiz um creme de courgette, bróculos e coentros que o m. adorou. Ficou um creme mais para o líquido, tanto que dava para beber perfeitamente por uma chávena, mas muito verdinho e aromático graças à adição dos coentros mesmo à última da hora.


Creme de courgette, bróculos e coentros

1 courgette média, cortada aos pedaços
1 ramo de bróculos, também cortado em raminhos mais pequenos
1 dente de alho
1 c.sopa de azeite
Sal a gosto
Água quente q.b.
1 mão-cheia de coentros

Num tacho grande salteie no azeite a courgette, os bróculos e o alho. Cubra os vegetais com água quente e tempere tudo com uma pitada de sal. Deixe os vegetais cozerem mas não demasiado. Quando sentir que os vegetais estão cozidos e prontos a serem passados com a varinha, junte os coentros e retire do lume. Triture tudo muito bem e sirva.



Pin It Now!

7 comments:

  1. Tanto um como a outra adorei. A tuas fotografias são sempre fantásticas, estas entao mostram uma elegância fora do normal. Muitos parabéns!

    ReplyDelete
  2. Ahah! Já me ri, mojito, lol!
    Parabéns pela coragem! A massa é boa? Fico um bocadinho de pé atrás com a beterraba :/
    Bjinhos e boa semana!

    ReplyDelete
  3. a beterraba ainda não me convence mas as fotos estão maravilhosas, como sempre :) uma inspiração :)

    ReplyDelete
  4. Parabéns pelo site :)
    Nunca cozinhei com beterraba, até porque o sabor ainda não me convenceu totalmente, mas tenho tanta vontade de gostar pois a cor é suculenta que vou experimentar esta receita.

    Obrigada :)

    Living2Cook*

    ReplyDelete
  5. ups ... não resisti e fiz hoje :)
    Fica muito bom !!! Acho que encontrei uma maneira de comer beterraba lololol

    Living2Cook*

    ReplyDelete
  6. Adoro, tenho mesmo que experimentar! =D

    http://halfadreamcooking.blogspot.pt/

    ReplyDelete
  7. Marmita, és sempre tão simpática nas tuas palavras! Muito obrigada :)

    Vera e frango do campo, não há nada como experimentar!!! Há receitas que surpreendem :)

    Living2Cook, ainda bem que a receita foi do teu agrado! Lá está, não há nada como experimentar ;)

    ReplyDelete