Saturday, August 13, 2011

Uma receita rápida de verão, antes da parte II das férias


Seria de esperar que depois de umas férias maravilhosas eu sentisse aquele impacto que toda a gente sente de voltar à cidade, ao trabalho, à rotina, a mesma coisa de sempre, etc, etc. Mas não, isso não aconteceu. Aliás, tenho a dizer que passei lindamente estas duas semanas entre férias. Acho que é aqui que reside o segredo de ter perto de um mês de “férias”: sair do país na última semana de Julho, ficar em Lisboa nas duas primeiras semanas de Agosto, e voltar a sair nas duas últimas semanas! É que Lisboa nas duas primeiras semanas de Agosto parece que ganha outra dimensão. Lembram-se de ser adolescentes e de sentir aquela óptima sensação de liberdade por ter a casa só para vocês quando os pais vão passar um fim-de-semana fora? Lisboa em Agosto é assim. E há tantos turistas que é inevitável não nos sentirmos turistas também, na nossa própria cidade!


Fiz as voltinhas do costume: Príncipe Real, Chiado e Bairro Alto. Andei pelo mercado de manhã, fui à esplanada Lost In almoçar, ao Miradouro de S. Pedro de Alcântara ao final de um dia de trabalho, jantar ao Kaffeehaus noutro, mais um copo nos quiosques da Av. de Liberdade. Enfim, estas duas semanas passaram a correr e amanhã já vou para os Açores, mas não sem antes deixar uma receita simples de uma salada para celebrar o verão.


Salada de Verão

Vários tipos de tomate, cortados de diferentes maneiras consoante o tipo e o tamanho (às rodelas, ao meio, aos quartos, aos gomos)
Pepino, cortado em pedaços de mais ou menos 2 cm
Meloa, melão e melancia, também cortados em pedaços de mais ou menos 2cm
Morangos, cortados ao meio ou aos quartos
Rebentos de Alfafa
Queijo Ricotta
Azeite, sal, vinagre balsâmico, cebolinho e manjericão
Pão grelhado para acompanhar

Misture o tomate com o pepino e o manjericão e tempere com sal, azeite e vinagre. Disponha as frutas por cima seguidas dos rebentos de alfafa e de uma colher bem cheia de queijo ricotta. Polvilhe com cebolinho picado, mais uma pitada de sal e um fio de azeite. Acompanhe com uma ou duas fatias de pão grelhado. Sirva de imediato.


Dica Naturopatia by Maria

O tomate é um excelente alimento para o verão por ser remineralizante (Na, K, Ca e P), além de rico em licopeno, vitaminas A e C. Tal como o melão, também rico em vitaminas A e C e bastante diurético.

E para petiscar durante os dias mais quentes...
 


Pin It Now!

5 comments:

  1. adorei a receita, tem um ar super fresco! :)
    Aguardo a resposta do flickr :)
    Continuação de boas férias.

    Um beijinho,

    Sílvia

    ReplyDelete
  2. Eu vou ainda mais longe. O Agosto é de férias aldrabadas: fins-de-semana na quinta em Palmela e semanas de trabalho nesta Lisboa linda, leve e solta. E em Setembro, quando todos voltam, nós partimos! :)
    Com estas saladas bem frescas, os dias vão saber ainda mais a férias.
    Bom descanso para ti.

    ReplyDelete
  3. quue maravilhga esta salada
    boas ferias

    ReplyDelete
  4. nice photos .. your foods looks so amazing and delicious .. yummy !

    ReplyDelete