Friday, July 08, 2011

Tartine de egg salad


Este ano a minha época balnear começou cedíssimo. Só isso explica não andar aqui, de volta do blog. Como sempre os vossos comentários são muito inspiradores e estou a adorar ter novas visitas por aqui.

Tenho cozinhado, sim, muitas saladas, uma óptima de pepino, abacate e feijão encarnado (assim que encontrar novamente bons abacates partilharei convosco a receita), outra de feijão branco, rabanetes e salsa. Também fiz um patê de sardinha muito cremoso, um tagliatelle com legumes assados e camarões (ainda na fase in the mood for pasta), bruschetas, também de camarão, com molho de natas e limão.

E tenho comido muitos ovos, em parte graças a um balde cheio (literalmente) de ovos biológicos que a minha amiga F. me ofereceu em Junho. E uma das coisas que mais gosto de fazer com ovos é egg salad ou egg mayonnaise, como queiram chamar-lhe. É basicamente ovos cozidos picados com maionese e mais uns temperos. Eu gosto de por um pouco de mostarda e umas ervinhas, salsa, cebolinho ou endro.

No último fim-de-semana que estive em Madrid com as minhas amigas, em Maio, fomos ao Le Pain Quotidien, como sempre fazemos, e lá experimentei a tartine de egg salad que eles servem. Tartine é o nome que os franceses dão a uma fatia de pão barrada com qualquer coisa. No caso da tartine de egg salad do Le Pain Quotidien, era uma grande fatia de pão integral/mistura coberta de egg salad, alcaparras e anchovas. A combinação alcaparras+anchovas é (maravilhosamente) desafiante e por isso se preferirem algo mais suave, ou veggie, eu sugiro uns rebentos de alfafa, que ficam muito bem com ovo cozido, tal como fatias muito finas de pepino, ou tomate ou até algumas folhas de agrião.

Mas já sabem, tal como em muitas outras receitas, experimentem e escolham o que vos parecer melhor e mais saboroso!


Tartine de egg salad


2 ou 3 fatias de pão (no meu caso, integral com sementes de sésamo)
2 ovos cozidos e bem picados
1 c. sopa de maionese
1 c. chá de mostarda
1 c. chá de salsa, cebolinho ou endro picado
Sal e pimenta a gosto
10-12 alcaparras
Rebentos de alfafa
Um fio de azeite


Numa taça misture os ovos, a maionese, a mostarda e a salsa ou cebolinho. Prove e tempere com sal e pimenta a gosto. Barre uma fatia de pão com a egg salad, seguido de alguns rebentos de alfafa e algumas alcaparras. Termine com um fio de azeite e sirva de imediato.


Pin It Now!

5 comments:

  1. O blog está bastante inspirador, com umas receitas óptimas :) esta do egg salad parece-me muito boa, visto que sou uma fã de ovos, maionese e mostarda dijon de preferência! não tardarei em experimentar!

    bom fim-de-semana,

    Sílvia.

    ReplyDelete
  2. Olá, Diana. À procura do gelado de baunilha de David Lebovitz, cheguei aqui. Muitos parabéns! Estou deliciada com as receitas e com as belíssimas fotografias. Um beijinho

    ReplyDelete
  3. Que maravilha! E tão simples? ... A experimentar. Ainda que por aqui o Verão teime em abusar da timidez...
    Babette

    ReplyDelete
  4. Que maravilha! E tão simples? ... A experimentar. Ainda que por aqui o Verão teime em abusar da timidez...
    Babette

    ReplyDelete
  5. Para mim são "pinxos"....fatias de pão barradas com qualquer coisa cheiram-me sempre a País Basco....mas em basco ou francês (afinal caminham lado a lado) comia de bom grado a tua maravilhosa sugestão. Os ovos biológicos fazem toda a diferença! Um beijinho

    ReplyDelete