Monday, May 30, 2011

Ragù bolognese


Eu estou tão in the mood for pasta! Começou com este ragù bolognese que fiz para o meu irmão nas férias da Páscoa e desde aí que só tenho feito receitas de massa: fiz a receita de Spring Pasta do site 101cookbooks, aproveitei os mesmos ingredientes para fazer qualquer coisa como tagliatelle com espargos e grelos “à bulhão pato”, cheio de alho, manteiga e coentros, e no fim-de-semana passado fiz uma pasta peperonata.


Ragù bolognese é aquele tipo de receita que cada um faz à sua maneira. E cada receita é sempre melhor que a do amigo, ou porque leva mais tomate ou fica ao lume mais tempo ou leva um tempero segredo, etc, etc. A minha leva imensos vegetais (claro!). Começo por aquecer um pouco de azeite e um pouco de manteiga num tacho médio, e salteio cebola, cenoura e aipo aos cubinhos e cogumelos shiitake bem picados. Junto um pouco de alho picado seguido da carne picada (aqui usei 100% carne de vaca, mas dá para usar uma mistura de porco, vitela,…) e deixo fritar tudo. Entretanto abro uma lata de tomate pelado inteiro, corto-o aos pedacinhos e junto o tomate e o molho de tomate da lata à carne. Tempero com um pouco de molho Worcester e orégãos. Deixo em lume baixo durante 1h. Tempero com sal e pimenta só no final.

Agora vem a parte mais controversa: troquei o tradicional queijo parmesão ralado por cima da bolonhesa por uma colher de iogurte grego! Extra cremoso!

Pin It Now!

14 comments:

  1. Babe não dá pores receitas desta maravilhosa natureza a esta hora quando uma pessoa já esta na cama. É que dá-me uma fome e um desejo daqueles! Esta com um óptimo aspecto e imagino como devia estar apetitosa!

    ReplyDelete
  2. Que tentadora! E esse toque irreverente do iogurte pareceu-me muito bom!
    In the mood for pasta, foi como eu tb fiquei ;)
    Babette

    ReplyDelete
  3. Hoooo isto é pura maldada... anda aqui uma pessoa a sopinha ao jantar e depois vê uma imagem desta e fica a salivar em frente ao computador e a sonhar um próximo jantarinho em casa e uma promessa que esta receita não vai falhar pleaseeeeee!

    Beijo com desejo de bolonhesa

    ReplyDelete
  4. Hummmm.Tem óptimo aspecto!
    E tenho que dizer que ADORO o prato, é lindo.

    PS: Esta é uma receita que faço várias vezes (não ficará tão deliciosa como a da Di, mas faço o que posso...)Como não como carne, aqui deixo uma dica para aqueles que são vegetarianos. Substituam a carne picada por soja texturizada. (aconselho a mais fina). Fica realmente bom!

    ReplyDelete
  5. Eu faço esta pasta muitas, muitas, muitas vezes. Uso os mesmo legumes e o mesmo tomate. Nunca com cogumelos, nem iogurte. Mas uso leite na preparação do ragu. Acho que esse mood me contagiou! Um beijinho

    ReplyDelete
  6. Que imagens lindas.. Adoro as cores! parabéns um beijo

    ReplyDelete
  7. OMG! E eu que cometo sempre o mesmo erro... Vir espreitar este blog quando já tenho jantar no forno... Depois fico sem vontade de comer o que cozinhei. Só me apetecia isso agora!

    ReplyDelete
  8. Parabéns pelo blog, fotos lindas, cenários delicados, receitas e textos muito bons. Vou passando por cá mais vezes :).

    ReplyDelete
  9. foi a primeira vez que vi o blog e ainda bem que o vi. Parabéns, adorei as fotos e tem excelentes receitas =)

    ReplyDelete
  10. Eu estou sempre in the mood for pasta. É uma filosofia de vida, uma religião alternativa, o que for! Acima de tudo é muito gratificante esta disposição para as belas massas e respetivos molhos. Se assim não fosse eu não estaria aqui agora, a escrever este comentário, neste blog do qual gosto bastante.

    ReplyDelete
  11. tem tão bom aspecto! 11:26 e já ía uma pratada, é o que te digo! : P

    ReplyDelete
  12. Olá Diana! Sou nova a seguir o teu blogue. Está muito giro, parabéns!
    As fotografias também são tuas? Adoro a imagem "clean".
    Já sou tua seguidora... dá um pulinho no meu. O meu objectivo, à parte das histórias que adoro contar, é dar a conhecer um montão de receitas totalmente light, deliciosas e fáceis de fazer para o mais comum dos mortais.
    O meu blogue nasceu na semana passada, mas estou feliz por estar prestes a atingir a marca de 30 seguidores. Espero que não te importes que faça um link para a tua página de vez em quando, quando se tratar de receitas ou dicas mais light.
    boa sorte!
    Ana Luisa

    http://www.doceparaomeudoce.blogspot.com/

    ReplyDelete
  13. Que massa linda! E que fotos também! Adorei o seu blog, virei seguidora! Convido a cconhecer o meu blog www.yeswecooking.blogspot.com
    Beijos, Cecilia

    ReplyDelete
  14. Este vou ter de ser muito muit sincera, eu experimentei, segui a tua receita à risca. E pronto. Já nao da para comer bolonhesa de outra forma. é TAO BOM! :D

    http://halfadreamcooking.blogspot.pt/

    ReplyDelete