Friday, November 05, 2010

Endívias assadas com presunto


As endívias não são um vegetal fácil de se gostar. São muito amargas. No entanto têm potencial. Como a Molly Wizenberg do blog Orangette escreve “And it was in France, dear reader, that I learned to swallow the bitter pill best known as endive—not a life lesson, perhaps, in the strict sense of the term, but a promising turn for a palate (…) Repetition, it seems, works as well at the dinner table as it does in the classroom(…)”.

A experiência é mais ou menos a seguinte. Olhamos para as endívias e parecem-nos couves, ao cortar têm textura de couves, a primeira sensação na boca é de muitos sucos e folhas macias (como couves novamente). Depois é que vem o sabor amargo. Mastigamos mais um pouco e encontramos uma pedacinho de presunto estaladiço, as natas cremosas envolvem tudo e tudo fica mais tentador. A sério, experimentem!



Endívias assadas com presunto (para 2 pessoas, como acompanhamento ou refeição ligeira; omitam o presunto se preferirem um prato vegetariano)

2 endívias cortadas aos quartos
4 fatias de presunto
2 c.sopa de azeite
1 c.sopa de manteiga sem sal
½ chávena de caldo de legumes (usei 1/4 de cubo biológico da marca Rapunzel)
¼ chávena de natas
Sal e pimenta

Pré-aqueça o forno a 200ºC. Numa frigideira grande aqueça o azeite e a manteiga. Salteie as endívias, deixando cada face ganhar um pouco de cor. Retire as endívias da frigideira e coloque-as num recipiente apropriado para levar ao forno. Agora, salteie as fatias de presunto na mesma frigideira. Disponha o presunto por cima e entre as endívias. Deite o caldo de legumes na frigideira, deixe ferver e com a ajuda de uma colher de pau raspe todos os pedacinhos que possam ter ficado agarrados à frigideira. Deite tudo por cima das endívias e leve o recipiente ao forno, tapado com folha de alumínio, cerca de 30 minutos. Retire a folha de alumínio e deixe assar por mais 8 minutos. Junte as natas e leve ao forno por mais 5 minutos. Tempere com sal e pimenta e sirva com fatias de pão rústico.
Pin It Now!

1 comment:

  1. Olá Diana,
    Nem muitos anos em França, com muita "crème fraiche" e outros disfarces me reconciliaram com as endívias, mas eu sou um cliente difícil....
    Bjs da "outra mãe"

    ReplyDelete