Sunday, November 21, 2010

Apple Pie


Nesta semana os americanos celebram o Thanksgiving day e a blogosfera está cheia de receitas alusivas ao dia. Eu não costumo celebrar, com pena, porque não gosto de perder uma oportunidade de comer peru assado, stuffing e montes de vegetais saborosos, mas não consigo ficar indiferente a este ritual totalmente americano. Os sabores do Thanksgiving day são simplesmente inspiradores. Parece que todos os ingredientes do Outono vão para mesa: temos a abóbora, em sopas, purés, gratinados, doces, temos a maçã em recheios de peru, sobremesas e molhos, temos os vegetais do tempo frio como as couves, de Bruxelas, roxas, ou outras, salteadas com frutos secos, cranberries, pecans, nozes, amêndoas, temos as cenouras (aqui, aqui e aqui!), as batatas, doces ou normais, as castanhas e as uvas.

Vejam este link da secção de Dining & Wine do NYTimes e fiquem a salivar!

Mas acima de tudo, a altura do Thanksgiving day, falando obviamente apenas no âmbito culinário, é uma altura para comer tartes. Tartes! O tipo de sobremesa que eu mais gosto de fazer e de comer. Esqueçam os cupcakes e os macarons. Haverá algo mais reconfortante do que comer uma bela fatia de tarte? Seja ela rústica ou delicada, mais ou menos saudável, a tarte é A sobremesa.


Acerca desta tarte em particular, a receita é baseada numa tarte de maçã do Jamie Oliver. A massa da tarte é bastante delicada e tem tendência a ficar presa à bancada. Não desesperem, tenham paciência, é mesmo assim. Já tentei com outro tipo de massa, mais fácil de se trabalhar, mas o resultado final não é tão bom. Decidi dar aroma de baunilha à massa e digo-vos que fica perfeita. Mas já sabem, usem extracto de baunilha e não essência. Relativamente às maçãs, podem usar o tipo de maçã que quiserem. Quem gostar de um sabor mais ácido recomendo sem dúvida que use maçãs granny smith, são as minhas preferidas para esta tarte. Mas também podem usar maçãs reineta ou uma mistura de variedades. Nas especiarias, dêem asas à vossa imaginação. Eu usei gengibre fresco e em pó, canela e noz moscada.


Apple pie

Para a massa:
240gr de farinha
140 gr de manteiga
80gr de açúcar amarelo
1 c.chá de extracto de baunilha
1 gema
Água fria
1 gema ovo com um pouco de leite para pincelar a massa

Para o recheio:
7 ou 8 maçãs, cortadas aos quartos, descascadas e sem caroço
2 c.sopa açúcar amarelo
1 c.sopa de manteiga
Raspa de 1 limão
Sumo de ½ limão
1 c.chá de canela em pó
1 c.chá de gengibre em pó
1 c.sopa de gengibre fresco
Uma pitada de noz moscada ralada
½ chávena de sultanas

Para a massa, junte a farinha, o açúcar, a manteiga e a baunilha. Quando a aparência da massa for semelhante a uma espécie de crumble, junte a gema e uma colher de sopa de água fria (se achar que a massa está muito seca, junte mais um pouco de água). Deite a massa por cima da bancada da cozinha e una até formar uma bola (não amasse a massa). Cubra com papel aderente ou com um pano húmido e coloque no frigorífico enquanto prepara o recheio. Leve ao lume todos os ingredientes do recheio e deixe cozinhar durante 10 minutos. Deixe arrefecer totalmente. Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte uma forma de tarte e estenda metade da massa. Deite o recheio e cubra com a outra metade da massa, apertando as bordas de modo a que a tarte fique selada. Faça pequenas incisões no topo da tarte, pincele com uma gema de ovo e leve ao forno, na prateleira de baixo, durante 40 minutos. Sirva a tarte morna ou à temperatura ambiente.


Nota pós-publicação: estava um bocado a dormir ontem quando fiz este post (!) e enganei-me na quantidade de maçãs. Na realidade são 5 ou 6 de tamanho médio para esta quantidade de massa.

Pin It Now!

11 comments:

  1. Já fiz a tarte de maça do Jamie e adoramos. Tb gosto muito das tartes :-)

    ReplyDelete
  2. Receita Fantástica!
    Fiquei cheia de vontade de comer uma fatia... sim, que eu tb sou fã de tartes à sobremesa. Para mim, tb é uma das formas ideais de acabar uma refeição!
    Babette

    ReplyDelete
  3. Eu comi e posso afirmar que estava divinal.

    ReplyDelete
  4. Concordo e fico tb com vontade de festejar o 'Thanksgiving Day'...

    ReplyDelete
  5. Para mim tb não há sobremesa que supere uma fatia de tarte!
    E entre elas, a de maçã é certamente rainha. :)

    ReplyDelete
  6. Confesso que também gosto muito de tartes, e tenho a de maçã como a minha favorita.
    E não há ano nenhum que não fique a pensar em comemorar o "dia de acção de graças" cá por casa!

    ReplyDelete
  7. Tartes são sempre bem-vindas lá em casa! Fiz esta ontem à noite e foi um sucesso, obrigada pela receita Diana! A massa é perfeita...

    ReplyDelete
  8. Adoro o blog. Adoro a simplicidade e alegria com que encara esta coisa, por vezes tão erradamente complexa, a que todos nós chamamos de "vida".
    Tem receitas divinais. Vou tentar por em prática algumas.

    ReplyDelete
  9. Diana, esta tarte deve ser maravilhosa!
    Sabias que tarte de maçã é a minha sobremesa preferida? :)
    Este ano vou, pela primeira vez, comemorar o thanksgiving e adorei o link do nytimes que colocaste. Vou fazer o puré de batata doce, abóbora e maçã e depois conto se ficou bom ou não! :)
    Não vou ser eu a fazer a sobremesa para amanhã pois se fosse, nem pensava duas vezes, fazia a tua tarde de maçã!
    Beijinhos

    ReplyDelete
  10. ola!
    fiz esta tarte ontem e é absolutamente deliciosa!! Só tive dificuldade a estender a massa, è muito saborosa mas muito dificil de trabalhar...Entao optei por forrar a forma com a massa e cobrir a tarte com crumble crocante.:)
    Parabens pelo blog.
    bj

    ReplyDelete
  11. ola!
    fiz esta tarte ontem e é absolutamente deliciosa!! Só tive dificuldade a estender a massa, è muito saborosa mas muito dificil de trabalhar...Entao optei por forrar a forma com a massa e cobrir a tarte com crumble crocante.:)
    Parabens pelo blog.
    bj

    ReplyDelete