Sunday, November 14, 2010

Amsterdam


Amesterdão era das poucas cidades europeias que eu ainda tinha curiosidade em visitar. Combinei com mais duas amigas minhas, a MJ e a M., que vivem em Madrid, e lá fomos nós!

Não começou propriamente da melhor maneira para mim, mas após uma pequena aventura que envolveu um voo perdido, uma quase viagem de comboio e uma agradável tarde no Aeroporto Sá Carneiro a ouvir jazz ao vivo, lá cheguei, na 6ª à noite, a Amesterdão. A impressão que se tem ao chegar a Amsterdam Centraal não é a melhor: eléctricos modernaços, milhares de bicicletas todas amontoadas, edifícios em obras, sinais luminosos a anunciar comida rápida (já agora, sabiam que o prato oficial de Amesterdão é batatas fritas com maionese?!) e muitas pessoas de um lado para o outro. Mas passando toda esta confusão e dirigindo-nos mais para o centro da cidade, começamos a ver as casinhas típicas de dois ou três andares, com grandes janelas e fachadas em tijolo, as ruas mais estreitas, os canais, as boathouses, as lojinhas pitorescas e os cafés acolhedores.

Amesterdão é daquelas cidades onde dá gosto andar a pé. Isto é se não formos atropelados pelas centenas de bicicletas que passam por nós! Como em qualquer outra cidade, uma das coisas que mais gosto de fazer é ir ao mercado. Aproveitámos a manhã de Sábado para visitar o Noordmarket, o farmer’s market lá do sítio, situado no bairro Jordaan.


Obviamente que me deliciei com todas as bancas, desde a dos vegetais, à das flores, passando pela dos queijos, dos bolos e dos pães. Na volta, passeamos por uma das ruas mais giras, a Prinsengracht, cheia de lojas e cafés com muito movimento.


No domingo fizemos uma visita rápida ao Rijksmuseum e da parte da tarde fomos até ao Westerpark, um grande parque na parte oeste da cidade. Inicialmente tinha a intenção de ir ao Proef, o restaurante da eating designer holandesa Marije Vogelzang, mas quando lá chegamos apercebemo-nos que ela apenas abria para o jantar e acabamos por lanchar numas barraquinhas de comida ao ar livre, mesmo no parque.


Não preciso de vos dizer que foi tudo muito divertido e que fiquei cheia de vontade de voltar!

Pin It Now!

11 comments:

  1. que giiiiro!! deixaste-me com vontade de voltar lá.
    ps - o livro é LINDO! E, by the way... estive a experimentar e com o google translator, acho que talvez me safe! ;)

    ReplyDelete
  2. adorei este post! claro! :D
    mas falta aqui qq coisa... ihihihi

    ReplyDelete
  3. Parece me que tinhas um óptimo fds :-)...e fotos lindas como sempre!!!

    ReplyDelete
  4. Faltou o muffin de chocolate...mas o resto perfeito como sempre :*

    ReplyDelete
  5. Essa das batatas fritas juntamente com o arenque engolido com o ritual da cabeça para trás, também me surpreendeu... mas esse cházinho de hortelã nunca me escapa nestas cidades frias da europa.
    Beijinhos

    ReplyDelete
  6. A minha cidade favorita fica ainda mais bonita vista pelos teus olhos e pelo dom que tens de fotografar aquilo que realmente é importante. Tudo isto é a razão pela qual era o unico sitio na Europa pela qual eu trocava a nossa Lisboa :)

    ReplyDelete
  7. Os dias que lá estive com a tua mãe em 2008, deixaram-me vontade de voltar, uma cidade humana com crianças e animais na rua, fácil de passear a pé, óptimos museus...adoro pintura flamenga, e um bom ambiente.
    O mercado das flores também é delicioso.
    O teu olhar como sempre capta a essência...parabéns!

    ReplyDelete
  8. Estou täo perto de Amsterdäo e ainda näo fui lá! Adoro o espirito comum destas cidades desta zona da Europa.

    Este blog parece-me cheio de sugestöes maravilhosas, concerteza voltarei :)

    Bjs

    Rute
    http://highontangerine.blogspot.com/

    ReplyDelete
  9. As fotos estão fantásticas. Adorei a do queijo gigante.

    Rita Marafuz

    www.marafuz.com

    ReplyDelete
  10. Eu sou apaixonada pela cidade.
    Tive oportunidade de lá passar dois meses e foram inesquecíveis.
    Soube bem recordá-la com estas fotos tão bonitas. :)

    ReplyDelete
  11. Posso-te dizer que tens as fotos mais bonitas que já vi dum turista em Amsterdão. Tens um jeitaço, ficaram lindíssimas! Eu que lá vivo há quase 3 anos não tenho umas fotos tão bonitas. Os meus sinceros parabéns!

    ReplyDelete