Thursday, July 22, 2010

French Provincial Cooking


Os posts dos meus blogs preferidos vão se acumulando no meu Google Reader. Já tenho 200 para ler. Entre trabalho até às tantas e alguma tristeza, parece que o verão está a passar por mim e eu não estou a dar por ele… E por isso faço um esforço para publicar este post. O tal do livro que vos falei sobre culinária francesa. Para quem gosta de ler sobre comida este livro é maravilhoso, não é aquele livro de receitas práticas do dia a dia, com fotos, com todas as quantidades certas e ingredientes originais. É um livro para quem gosta de comida “à séria”. Sem fusões nem invenções. Comida simples, pratos feitos com os melhores ingredientes. Eu gosto especialmente dos capítulos dos Hors-d’oeuvre. E apesar do objectivo dos hors-d’oeuvre ser o de preparar o palato e o estômago para a refeição, eu não me importava era de comer hors-d’oeuvre como refeição base diária. Frios ou quentes, são coisas tipo legumes en salade, oeufs durs mayonese ou en tapenade, endives en salade, pissaladière, souflés, tarteletes à la Provençale, salade de riz aux tomates, e claro Salade Niçoise.

Há muitas versões de Salade Niçoise, mas basicamente ela é composta pelos seguintes ingredientes: tomate, ovos cozidos, anchovas e azeitonas, e alho no tempero. Depois podem-se juntar mais alguns ingredientes, alface, batata cozida, atum em azeite, feijão verde, pimentos encarnados, cebolas, beterraba, enfim, ingredientes da época no geral.

Também não há quantidades exactas. Por isso, inspire-se nestes ingredientes e deite numa tigela umas folhas de alface bem frescas, uns cubos de batata cozida, um tomate aos quartos, uma lata de atum em azeite (Tenório), um ou dois filetes de anchova, umas rodelas de cebola roxa e de pepino, umas tiras de pimento encarnado, umas quantas alcaparras (utilizei-as em vez das azeitonas) e um ou dois ovos cozidos. Tempere tudo com azeite, vinagre de estragão, sal, alho e pimenta, polvilhe com salsa picada, et voilá!

NOTA: muito, muito obrigada por todos os vossos comentários!
Pin It Now!

2 comments:

  1. também era capaz de comer hors-d'oeuvre todos os dias, seguidos de sobremesas, claro!

    obrigada pelo esforço, este post está excelente e esta salada deve ser divinal!

    beijinhos e bom verão *****

    ReplyDelete
  2. E que tal repetirmos esta receita no fim de semana?? :)
    Beijinho

    Ps:
    "Por mais longa que seja a noite, o sol volta sempre a brilhar.” :))

    ReplyDelete