Monday, October 12, 2009

Mini tartes de requeijão e espinafres


Depois do fim-de-semana do feriado, cheio de chuva, queria começar a fazer assados, estufados e sopas generosas, mas com o calor que tem estado, tive que optar por algo mais leve.

Estas mini tartes têm como base massa Filo que, apesar de não ser das minhas massas preferidas, é bastante versátil e fácil de utilizar. Esta massa vem em placas muito finas e delicadas, com o tamanho aproximado de uma folha de papel A3 e, no final, o resultado fica extremamente leve e estaladiço.


(10 a 12)Mini tartes de requeijão e espinafres
2 pacotes de espinafres frescos
1 requeijão
4 c.sopa de pinhões
2 c.sopa de manjericão picado
Azeite, sal e pimenta
1 pacote de massa filo
Manteiga derretida qb

Pré-aqueça o forno a 170ºC e unte 10-12 formas de queques. Numa frigideira, toste ligeiramente os pinhões e reserve numa tigela. De seguida, aqueça um pouco de azeite na mesma frigideira e salteie os espinafres até terem reduzido de volume e estarem cozinhados. Escorra bem algum líquido que se tenha formado nesta cozedura e pique bem os espinafres. Numa tigela, esfarele o requeijão com a ajuda de um garfo, junte os espinafres picados, os pinhões e o manjericão. Tempere a gosto com sal, pimenta e um fio de azeite. Utilize uma folha de massa por cada tarte, cortada em 6 a 8 pedaços. Pincele cada pedaço com manteiga derretida e vá sobrepondo-os, um a um, sobre as formas . Distribua o recheio sobre a massa já nas formas e leve ao forno durante 15 a 20 min. Deixe arrefecer um pouco antes de servir.

Pin It Now!

2 comments:

  1. adorei o post de Alfama!
    fiquei cheia de vontade de dar aí um salto e fazer um passeio contigo.

    e estas tartitas estão...nhec, nhec!

    ReplyDelete
  2. Lembrei-me tanto das tuas fotos! ías mesmo adorar o passeio. Fazemos um qdo estiveres por cá outra vez ;)

    ReplyDelete